sexta-feira, 21 de outubro de 2016

TOP 10: AUSÊNCIAS SENTIDAS EM OS MERCENÁRIOS.

Indiscutivelmente, a trilogia Os Mercenários reuniu um timaço de astros do gênero de ação que nem os mais otimista do fã tinha esperança que uma dia fosse rolar. Encerrada a cerca de dois anos, a franquia deixou um gostinho de quero mais e não somente pelo terceiro filme ter frustrado, mas, principalmente, pela ausência de alguns ícones do gênero. Particularmente, não sentir tanto a ausência, pois fiquei satisfeito com a galera que deu as caras na franquia. Mas, é inegável que ficou faltando alguns ícones que por algum motivo recusaram o convite ou não foram convidados. E aqui listarei aqueles que, na minha humilde opinião, deveriam pelo menos ter dado as caras. Quem sabe um dia se caso um quarto filme vier a ser produzido, esses caras estejam marcando presença. Enquanto isso não acontece, vamos a nossa lista.

10. Nicolas Cage e John Travolta.


Como boa parte das minhas últimas listas, inicio com uma polêmica, e mais uma vez, não necessariamente pela presença mas pela posição que ocupam. Colegas de empate aqui e também no fodástico A Outra Face, as ausências de Cage e Travolta foram muito sentidas e comentadas pelos fãs, afinal, os dois tem inegáveis contribuições ao gênero de ação.  O atualmente canastrão Cage chegou até ser confirmado para o terceiro filme, mas, acabou não vingando. Mas, com toda sinceridade, particularmente não sinto tanto as ausências dos dois, que se no caso marcassem presença, iriam ser só mais uma cereja no bolo fodástico que é a franquia. Em todo caso, abrem bem a nossa lista. 

9. Kurt Russell.


Outro bom ator que trafega por vários gêneros, mas, com importantíssimas contribuições ao gênero de ação, inclusive emplacando alguns clássicos sob a batuta do mestre John Carpenter. Seria bacana vê-lo ao lado de Stallone, repetindo a divertidíssima parceria de Tango & Cash - Os Vingadores. Uma pena que Russel esnobou a trilogia, ao afirmar que estaria andando para atrás se topasse participar dela. Falta de humildade ou recalque? Seja o que for, não fedeu, nem cheirou sua ausência, que seria também mais um cerejinha no bolo fodástico.

8. Tony Jaa


O veterano Donnie Yen e seus fãs que me perdoem mas na minha humilde opinião Tony Jaa é o maior astro de ação asiático da atualidade. O astro da trilogia Ong-Bak iria abrilhantar a franquia e estrearia em Hollywood com chave de ouro. Não sei se chegou a ser cogitado ou convidado, mas, o fato é que quem percebeu o potencial do astro tailandês foi Vin Diesel e (ou) os produtores de Velozes & Furiosos, que trataram logo de escalá-lo para o sétimo filme da franquia, fazendo uma estreia boa, mas, totalmente inferior ao seu talento. Não sei se seria diferente se participasse da franquia fodástica, mas, sua ausência é lamentável.

7. Mark Dacascos.


Se você é da nova geração, deve tá se perguntando: que porra o carinha que recentemente fez um vilãozinho esquecível em Agentes da S.H.I.E.L.D. está fazendo nessa lista? Explico. Mark Dacascos é um dos atores do gênero de ação mais injustiçados da história do cinema. O cara que possui vários títulos de karatê e kung fu conquistados quando ainda era pirralho, e especialista em outras três artes marciais, inclusive a nossa capoeira, não conseguiu decolar como astro do gênero, não passando de alguns pouquíssimos filmes de ação B realmente memoráveis (Esporte Sangrento, O Combate - Lágrimas do Guerreiro) e participação com vilão em Contra o Tempo, estrelado por Jet Li. Só por essa injustiça o cara merecia marcar presença no dream team dos fodões astros de ação, quem sabe como um guarda-costas do personagem de Mel Gibson, único vilão da franquia que não teve um auxiliar fodão ao seu lado. 

6. Vin Diesel.


Você pode até discordar do eterno Dominic Toretto não esteja entre os primeiros colocados da nossa lista, mas, acredito que dificilmente o veríamos na franquia, tanto por sua agenda lotadíssima, como pelo fato de atualmente o brucutu ser um dos astros mais bem pagos de Hollywood. Enfim, o fato é que Diesel na franquia Velozes & Furiosos é o equivalente a Stallone na trilogia, já que antes mesmo de sequer começarmos a sonhar com um encontro futuro de astros brucutus do presente, ele escalou para sua a franquia Dwayne Johnson, Jason Statham e Tony Jaa. De quebra, ainda arrastou o veterano Kurt Russell. Fez falta, mas, também que não prejudicasse a qualidade da trilogia.

5. Michael Dudikoff.


E tome mais polêmica na nossa lista! Se você é da nova geração deve tá se perguntando: Quem é esse carinha de sobrenome invocado que deixou para atrás Nicolas Cage e Vin Diesel? Vamos lá, o atualmente sumidão Michael Dudikoff simplesmente é um dos maiores astros dos filmes de ação B dos anos 1980, sendo um ícone das artes marciais mesmo sem não saber lutar porra nenhuma, nos dois primeiros filmes da franquia American Ninja. Se até o esquecível Gary Daniels foi lembrado, atuando no primeiro Os Mercenários, a presença de Dudikoff deveria ser obrigatória. Apesar dele ter declarado em uma entrevista o desejo de participar do terceiro filme da franquia, Dudikoff foi ignorado. Fiquemos na torcida que em Hollywood haja um produtor com o mínimo de saudosismo e culhões, possa fazer uma versão de Os Mercenários só com astros de ação classe B e C, colocando Dudikoff para liderar um grupo formado por Dacascos, Daniels, David Bradley, Don "The Dragon" Wilson, Loren Avedon, Lorenzo Lamas, Billy Banks, Scott Adkins, Steve Austin e tanto outros astros de ação do segundo escalão que fizeram e fazem a nossa alegria.

4. Dwayne Johnson


Ausência também muito comentada e sentida pelos fãs. Astro de primeira grandeza em Hollywood, atuando em um filme atrás do outro, o eterno The Rock não poderia ter ficado de fora da reunião dos brucutus fodões. Assim como seu colega (alguns dizem desafeto) Vin Diesel, a agenda cheia e, principalmente, o fato de também de atualmente ser um dos astros mais bem pagos com certeza deve ter influenciado para Stallone e os produtores de sequer cogitar no nome dele (apesar que o eterno Rambo falou do nome dos dois carequinhas fodões para talvez marcarem presença num quarto filme). É inegável que o brucutu se encaixa perfeitamente no perfil da franquia e por isso mesmo foi uma ausência sentida que não poderia ficar de fora na nossa lista.

3. Clint Eastwood.


Se tivermos o boom dos filmes de ação nos anos de 1980, devemos muito a Clint Eastwood e ao saudoso Charles Bronson, que uma década antes deram um ponta-pé inicial no gênero. Por isso mesmo que o eterno Dirty Harry teria que ter presença obrigatória em Os Mercenários. Pena que está numa fase totalmente careta, cuspindo no prato que comeu que é o gênero que firmou sua carreira, preferindo dirigir filmes, digamos, mais cabeças, pois, adoraríamos vê-lo nem que fosse numa pontinha com sua cara de poucos amigos, dando uma liçãozinha de moral em alguns dos brucutus. 

2. Steven Seagal.


A ausência mais comentada e sentida pelos fãs, fica com a nossa prata. E para ser sincero, por causa do descuido com sua forma física, sequer entraria na nossa lista. Mas, poxa, o histórico pesa bastante, mais até que seu peso na balança. Indiscutivelmente, Seagal é um ícone do gênero, com inúmeros serviços prestados, inclusive, emplacando até alguns clássicos, e por isso mesmo que, mesmo na atual forma física de chupeta de baleia, não convencendo nas sequências de ação, o cara teria (e tem) lugar cativo na franquia, nem que fosse para dar uns tirinhos dentro de um helicóptero, com fizeram Arnoldão e Jet Li no terceiro filme. A desculpa oficial é que Seagal recusou participar do primeiro filme por ter problemas pessoais com um dos produtores, o que impossibilitou também de ter mais convites. Mas, desconfio que a verdade é que ele iria se sentir constrangido diante de tanto ícones, alguns mais velhos na idade que ele, com uma forma física consideravelmente superior. Quem sabe se rolar um quatro filme, Seagal deixe de veadagem e venha completar a festa.

1. Jackie Chan.


Steven Seagal é indiscutivelmente um ícone do gênero de ação. Mas, sua filmografia é fichinha perto da extensa de Jackie Chan. O mais antigo astro do gênero em atividade, um dos ícones do gênero das artes marciais, Chan veio recebendo convite de Stallone, seu amigo na vida real, desde do segundo filme da franquia, recusando todos. Uma pena já que o humor e a ação porra-louca da franquia se encaixam perfeitamente no estilo do astro chinês que firmou sua carreira exatamente destas maneiras. É esperamos um milagre que um quarto filme seja idealizado, com um roteiro que agrade a Chan e que o valorize (colocá-lo para desperdiçá-lo é melhor deixar como está), para finalmente, a festa está completa com sua ilustre presença. 

BÔNUS: PRESENÇA DESPERDIÇADA

Jet Li.


Mais do que ausências sentidas, sem sombra de dúvida, o que fode é uma presença mal aproveitada. E isso a trilogia Os Mercenários, infelizmente, usou e abusou. Mickey Rouke no primeiro filme, Harrison Ford, Wesley Snipes e todo elenco original no último filme. Mas, nada se compara a cagada feita contra Jet Li, que mesmo sendo o terceiro nome a aparecer nos créditos dos três filmes, foi desperdiçadíssimo nos dois últimos. Seria até aceitável o que rolou no segundo filme, com ele só brilhasse no começo e depois tomando chá de sumiço, seja porque o mesmo tava ocupado com outra produção em seu país ou para evitar que Van Damme desse um xilique e pulasse fora do projeto. Mas, no terceiro é a merda ainda é maior, com o astro chinês só aparecendo para dar uns tirinhos. Puta que pariu, como é que você tem no elenco um dos maiores astros marciais de todos os tempos e desperdiça desse jeito? Sem sombra de dúvida, esse pecado mortal cometido contra um puta astro como Jet Li consegue superar todos os nomes ausentes desta lista.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário