sexta-feira, 9 de outubro de 2015

RECORDAR É REVER: AVENTURA MUSICAL EM CHICAGO OU DANÇANDO NA TV.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. / Coco do Cachorrão= Preciso mesmo dizer?. 

Aventura Musical em Chicago OU Dançando na TV (Girls Just Want to Have Fun).
Produção estadunidense de 1985.

Direção: Alan Metter.

Elenco: Sarah Jessica Parker, Lee Montgomery, Helen Hunt, Jonathan Silverman, Shannen Doherty, Ed Lauter, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (SBT) e em home vídeo (VHS).

Cotação

Nota: 8,0.  

Sinopse: A adolescente Janey (Parker) se muda para Chicago com a família. Na escola, fica amiga de Lynne (Hunt).  Ambas amam um programa de TV e ao descobrirem que o mesmo irá realizar um concurso para novos dançarinos, Lynne incentiva Janey a se inscrever. De cara, a moça arruma logo um parceiro (Montgomery) por quem se apaixona. Mas, até o concurso Janey e o love vão ter que enfrentar o pai durão (Lauter) dela, que não quer que ela perca tempo com o rebolado.

Comentários: Sem sombra de dúvida, os saudosos anos 80 foi a época dos filmes musicais mais pop de todos os tempos, Clássicos como Flashdance, Footloose e Dirty Dancing arrebentaram nas bilheterias motivaram a produções de filmes menores e inexpressivos, mas, que mesmo assim, tão divertidos e bons quanto os colegas de gênero famosíssimos. É o clássico das produções da saudosa Cannon Breakdance 2 (o primeiro, que traz a curiosa participação de Van Damme, em comecinho de carreira, soltando a franga num rebolado frenético, até hoje ainda não assistir) e Salsa - O Filme Quente, e desse filminho esquecido pelas emissoras televisivas e pelas distribuidoras brasileiras de home vídeo, que traz a curiosa presença de duas estrelas hollywoodianas. Exibido no SBT exaustivamente com o tosco título de Aventura Musical em Chicago, e que  no original leva o título de uma clássica canção da diva Cindy Lauper (na minha opinião, a melhor canção dela), é um filminho leve, simples, com roteiro redondinho, uma trilha bacana e hoje nostálgica (curiosamente, a canção na versão original da música cantada pela mítica cantora só aparece no final do filme), coreografias razoáveis. Não posso avaliar as interpretações do elenco já que, infelizmente, até hoje, só assistir o filme na versão dublada. Mesmo assim, percebe-se claramente que a oscarizada e atualmente sumidinha Helen Hunt, rouba a cena com sua personagem maluquinha. Em síntese, nostálgico e divertido, um filminho pequeno, bobinho ao extremo, mas, que dá uma surra em muitas super-produções atuais do gênero. 

VOCÊ SABIA? 

Conhecida hoje por ter uma das estrelas do horrível para mim mas cultuadíssimo seriado televisivo Sex and the City, a Sra. Ferris Buller... Ops! Digo, Sra. Matthew Broderick, atuou também em outro clássico musical oitentista. Antes de estrelar esse Girls Just Want to Have Fun, um ano antes foi coadjuvante no mega-sucesso Footloose - Ritmo Louco. No filme, até que sua personagem tinha um destaque legal, como a amiga da mocinha da trama, interpretada pela atualmente sumida Lori Singer. De rebolado oitentista a Sra. Broderick entende muito bem. Pense na moral da moça!

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano. 


 
VHS do filme.
Mais tosco que o título dado pelo SBT, 
só mesmo essa capinha ridícula.  

 
Trailer.

Clipe original da clássica música que dá titulo ao filme.

8 comentários:

  1. Oh meu deus nem sei por quanto tempo eu queria achar esse filme que via quando criança. Me lembrava pouco das cenas e do nome, até que pesquisando muito vim parar aqui!
    MUITO OBRIGADA MESMOOOOOO

    ResponderExcluir
  2. Pois é, minhas amigas! Infelizmente, filmaços inesquecíveis como esse são esquecidos pelos que fazem as emissoras de TV do nosso país, tanto abertas como por assinaturas. O mesmo descaso ocorre com os distribuidores de homem vídeo em nosso país.

    Agradeço as duas pelos comentários! Sejam sempre bem-vindas a visitar o nosso blog e deixar os seus comentários! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. nossa como procurei esse filme.queria muito assistir de novo...

    ResponderExcluir
  4. nossa como procurei esse filme.queria muito assistir de novo...

    ResponderExcluir
  5. Por muito tempo eu assisti esse filme no SBT,pois eu gravei ele numa fita,por ironia do destino alguém me pediu emprestado e nunca mais vi...nem me lembro pra quem fiz a cagada de emprestar...
    Mas sinto muita saudade de ver outra vez...Adoro esse filme.
    Aventura Musical em Chicago!!!
    Show de bola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos 2! Eu tinha gravado no SBT também. Um clássico dos saudosos tempos do Cinema em Casa. Filme simples, porém, muito divertido.

      Sobre o empréstimo que virou perda, só lamento. Também tenho fitas, CDs e livros, que emprestei e nunca mais vi. Ninguém merece!

      Muito obrigado pela visita e pelos comentários! Volte sempre! É muito bem-vindo!

      Abraço! Fica com Deus!

      Excluir