domingo, 7 de dezembro de 2014

UMA NOITE DE CRIME EM DOSE DUPLA.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. 

Uma Noite de Crime (The Purge).
Produção estadunidense de 2013.

Direção: James DeMonaco.

Elenco: Ethaw Hawke, Lena Headey, Max Burkholder, Adelaide Kane, Edwin Hodge, Rhys Wakefield, Tony Oller, entre outros.

Blogueiro assistiu online (site Armagedom filmes) em 07 de dezembro de 2014.

Cotação

Nota: 5,0.  

Sinopse: Num futuro não muito distante, o governo dos Estados Unidos autoriza um dia do ano onde todos podem cometer crimes, sem ser presos. Na prática, a classe alta se diverte ou fica segura nesse dia, enquanto que os pobres se fodem, morrendo na porrada. James Sadin (Hawke), vendedor fodão de kits de segurança caseira, logo, com o rabo cheio de dinheiro, pretende passar a noite com a família, numa boa, todos guardadinhos na mansão. Só que as coisas não acontecem como planejado e eles vão sentir na pele o terror dessa noite surreal.

Comentários: Para ser sincero, nunca tinha ouvido falar desse até semana passando, quando o segundo filme, que estreou nos cinemas essa cinema, chegando aqui em Maceió, apenas no Cinesystem com uma única sessão, no incômodo horário das 21:30, passou a ser comentado nos sites especializados de cinema. Como pretendia ir ao cinema, resolvi assistir o filme original e, por tabela, ao constatar que o novo filme também estava disponível, encarei uma dupla cinema. Sobre o primeiro filme, o que tenho a dizer é que a premissa é muito tosca. Um vale-night para cometer crimes dado pelo governo, é uma das ideias mais toscas que já apareceu. E o fato que, das várias modalidades de crimes, o povo só quer cometer assassinatos cruéis, eleva a ideia ao cúmulo do ridículo. Fora isso, o filme é um terrorzão interessante, que foge das modinhas e dos clichês, com um roteiro satisfatório, levando em conta a citada premissa tosca, que de quebra, ainda dar umas alfinetadas leve, fazendo uma crítica moderada mas interessante a nossa sociedade atual. Incrível como um filme que chega a provoca risadas de tão ridículo que é, arrebentou nas bilheterias, forçando uma continuação um ano depois. Prova da altíssima carência dos fãs do gênero por originalidade, os fazem lotar o cinema, fazendo qualquer porcaria um fenômeno de bilheterias.  



Uma Noite de Crime: Anarquia (The Purge: Anarchy).
Produção estadunidense de 2014.

Direção: James DeMonaco.

Elenco: Frank Grillo, Carmen Ejogo, Zöel Soul, Zach Gilford, Kiele Sanchez, Michael K. Williams, entre outros.

Blogueiro assistiu online (site Filmes Online Grátis) em 07 de dezembro de 2014.

Cotação

Nota: 7,5.  

Sinopse: A trama se passa um ano após os fatos do filme anterior. Na noite mais porra-louca do futuro surreal, um durão fodão (Grillo) aproveita para acertar contas com um desafeto, enquanto que o jovem casal Shane (Gilford) e Liz (Sanchez), que está prestes a se divorciar, terá que deixar de lado a crise, para tentar sobreviver, após ter o carro sabotado. Já Eva (Sanchez) e sua filha adolescente (Soul), estavam seguras em seu apartamento, até que o mesmo é invadido. O caminho de todos eles se cruzam, fazendo com que junte forças para sobreviverem ao terror de mais uma noite do crime.

Comentários: Inevitável! Fez sucesso, Hollywood trata logo de encomendar uma continuação, independente do que seja. E num gênero de terror que leva tanta gente aos cinemas, aí é que os produtores se empolga. Um ano depois, eis que Uma Noite de Crime ganha uma continuação, mantendo o mesmo diretor e equipe, mas, com o orçamento três vezes maior. Quanto ao roteiro, troca-se um pouco de originalidade por clichês batidos exaustivamente. Ousadia mesmo só a mudança de gênero do terror para um filme de ação e ficção a la Fuga de Nova Iorque. Com todos esses ingredientes tinha tudo para ser uma continuação bastante inferior convencional. Mas, não é o que acontece, já que o filme é muito mais divertido, empolgante e envolvente que o original, a ponto de até embarcamos e aceitarmos numa boa a premissa surreal e patética da tal noite de crime. O resultado é uma agradável surpresa, um filme bem acima do original. E a franquia só está começando, pois os produtores já anunciaram um terceiro filme. Vamos ver no que vai dar. 


Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário