segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

SHOW DE ATUAÇÕES E BOBAGEM ABORRECENTE NA ÚLTIMA SESSÃO DUPLA DO ANO.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco.  

Álbum de Família (August: Osage County).
Produção hollywoodiana de 2013.

Direção: John Wells.

Elenco: Meryl Streep, Julia Roberts, Ewan MGregor, Chris Cooper, Abigail Breslin, Juliette Lewis, Benedict Cumberbatch, Margo Martindale, Julianne Nicholson, Dermot Mulroney, Sam Shepard, Misty Upham, entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 4 do Complexo Kinoplex Maceió em 30 de dezembro de 2013.

Cotação

Nota: 9,5.  

Sinopse: O poeta , ex-professor e alcoólatra Beverly Weston (Shepard), chuta o pau da barraca e  cai no mundo, abandonando a esposa Violet (Streep), que além de ser viciada em remédios, está em tratamento contra um câncer. Ao serem avisadas pela Ivy (Nicholson), única filha que mora perto do casal, as irmãs Barbara (Roberts) e Karen (Lewis) chegam junto para dar aquele apoio a matriarca. Mas, como se trata de uma família totalmente desequilibrada, os problemas surgem e os conflitos são inevitáveis.

Comentários: Um casamento perfeito e cada vez mais raro na sétima arte é justamente entre um grande elenco de estrelas e um ótimo roteiro gerando, obviamente um ótimo filme. Quebrando totalmente a regra, somos presenteados neste finalzinho de ano com este drama pesadão, porém, envolvente, com um excelente roteiro que ganha forças graças ao empenho pessoal e coletivo de um elenco inspiradíssimo, com destaque para Meryl Streep, que surpreende e causa impacto logo na primeira aparição, com uma das melhores atuações da sua carreira, e Julia Roberts, finalmente, saindo do piloto automático e das péssimas escolhas, com uma atuação formidável. O resultado é um dos melhores filmes já realizados com um grande elenco de astros e estrelas. Uma drama envolvente que prende a nossa atenção e fazem as duas horas de duração passarem sem percebemos, graças a força do seu roteiro e as atuações inspiradíssimas. Streep já deve preparar um local na prateleira para colocar os prêmios, pois, dificilmente, sua excepcional atuação, não será premiada.


Confissões de Adolescente.
Produção brasileira de 2013.

Direção: Daniel Filho.

Elenco: Sophia Abrahão, Isabella Camero, Malu Rodrigues, Clara Tiezzi, Cássio Gabus Mendes, Olívia Torres, Deborah Secco, Maria Mariana, Georgina Góes, Daniele Valente, entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 4 do Complexo Kinoplex Maceió em 30 de dezembro de 2013.

Cotação

Nota: 4,5.  

Sinopse: Quando Paulo (Mendes) avisa as suas filhas adolescentes Tina (Abrahão), Bianca (Camero), Alice (Rodrigues) e Carina (Tiezzi), que a família terá que se mudar do apartamento na Barra da Tijuca devido ao aumento do aluguel, as meninas se comprometem a se virarem nos trinta para converter a situação. Mas, além disso, cada uma terá que encarar os desafios e dilemas típicos da idade.

Comentários: Escrito pela então adolescente Maria Mariana, Confissões de Adolescente foi um seriado que fez enorme sucesso na TV Cultura. Particularmente, não conseguir assistir um episódio inteiro por achar uma seriado aborrecente muito superficial e boboca demais. Então, obviamente, fui conferir a pré-estreia do filme sem esperar grande coisa, inclusive, já tendo a convicção que seria o primeiro candidato a pior filme de um ano que ainda nem começou, já que o filme estreia oficialmente em 10 de janeiro. Ainda bem que, em parte, eu estava enganado. A superficialidade e futilidade à la Malhação continuam, assim com os clichês adolescentes (meninas são espertas, meninos tapado, abestalhados). Mas, até que o filme não chega a ser totalmente ruim, pois, tem alguns momentos interessantes e divertidos, como a sátira a modinha Crepúsculo. O roteiro é regular, tratando vários temas do universo adolescente superficialmente, sem aprofundar nenhum, e várias tentativas de forçar a risada do público. E as presenças das atrizes originais, em participações minúsculas intituladas "Participações afetivas" chegam a ser constrangedoras de tão desnecessárias que são. Enfim, os adolescentes, principalmente aqueles que não têm senso crítico e só têm merda na cabeça,  vão amar esse filme. Para mim, apenas um filminho bobinho, com pouquíssimos momentos divertidos.


Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário