segunda-feira, 1 de julho de 2013

RESGATE DE HONRA.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco.

O Resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan).
Produção estadunidense de 1998.

Direção: Steven Spielberg.

Elenco: Tom Hanks, Tom Sizemore, Edward Burns, Matt Damon, Vin Diesel, Barry Pepper,  Adam Goldberg, Giovanni Ribsi, Ted Danson, Paul Giamatti, Dennis Farina, entre outros.

Blogueiro assistiu no extinto Cinema Iguatemi em Maceió, em home vídeo (VHS e Bluray) e na TV  Fechada (Telecine Premium) e aberta (Globo).

Cotação

Nota10,0.

Sinopse: Na Segunda Guerra Mundial, após a invasão e tomada da praia da Normandia, o capitão John H. Miller (Hanks) recebe a missão de ir com um pequeno pelotão em busca do soldado James Frances Ryan (Damon), para resgatá-lo, já que de uma família de quatro irmãos, ele é o único sobrevivente, e por isso, precisa ser dispensado e voltar são e salvo para sua família. Tarefa nada fácil para o grupo que terá que se infiltrar e encarar várias batalhas, apenas para resgatar o jovem.

Comentários: O genial Steven Spielberg é tão bom em nos presentear com inesquecíveis e fodásticos blockbusters de aventura e fantasia quanto em fazer emocionantes e também fodásticos dramas, principalmente, passados na Segunda Guerra Mundial, desde Império do Sol, passando pelo consagradadíssimo A Lista de Schindler, seu melhor filme sobre o tema, até mais recentemente o injustamente ignorado Cavalo de Guerra. O Resgate do Soldado Ryan sem sombra de dúvida é mais uma obra-prima do mestre Spielberg que se passa no período histórico. Com um roteiro excepcional, atuações de um elenco inspiradíssimo (ainda não engulo Hanks ter perdido o Oscar para o imbecil, mala sem alça do Roberto Benigni) que, conta, curiosamente, com a presença de Vin Diesel, antes do estouro, e uma perfeita parte técnica que reconstrói de forma realista ao extremo, que nos transporta para os tristes fatos da história mundial. A sequência de abertura da invasão da praia da Normandia é o ápice da genialidade de Spielberg e uma das sequências de abertura mais fodástica, eletrizante e inesquecível da história do cinema. Cativante, envolvente e eletrizante, uma verdadeira obra-prima e simplesmente uma dos melhores filmes de guerra de todos os tempos. Para ser visto e revisto infinitas vezes sem deixar de impactar e nos levar a pensar sobre a imbecilidade que é uma guerra.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

 
Dominic Toretto vai à guerra.
Vin Diesel, em dos seus primeiros filmes,
 sob a batuta do genial Spielberg.


Nenhum comentário:

Postar um comentário