segunda-feira, 13 de agosto de 2012

NA ESTRADA AO SOM DO REI.

Embalado ao som de Roberto Carlos e outros cantores populares, novo filme do diretor de 2 Filhos de Francisco é um drama emocionante e cativante.

Que a safra 2012 do nosso cinema não está sendo das melhores não é novidade nenhuma. Mas, no meio de tanto filme ruim, finalmente, chega mais um para salvar a pátria, fazendo companhia a eletrizante 2 Coelhos e ao competente Xingú. À Beira do Caminho, filme dirigido por Breno Silveira, que eu conferi na tarde de hoje na sala 3 do Complexo Kinoplex Maceió traz uma brilhante atuação de João Miguel como João, um caminhoneiro deprê, razinza, rancoros, cheio de traumas que numa de sua viagens pelo Brasil encontra escondido no seu caminhão o menino Duda (o estreante Vinicius Nascimento, excelente), que foge do orfanato que foi deixado após a recente morte da mãe, e colocou na cabeça de ir a São Paulo ao encontro do pai (Angelo Antônio, em participação rápida, mas, competente como sempre), que sequer sabe que ele existe. João deseja deixar o menino no posto policial mais próximo, mas, é obrigado pelas circunstãncias  a levar o malinha sem alça com ele até a próxima cidade. Desenvolve-se uma singela amizade, onde o pirralho fará João repensar e enfrentar o seu passado.

Breno Silveira consegue se superar, nos presenteando com um drama sensível, envolvente e emocionante, com um roteiro muito bem escrito e desenvolvido, e excelentes atuações de todo seu elenco, com destaque para os protagonistas. Incrível, o perfeito entrosamente entre João Miguel e o garotinho Vinicius Nascimento, que dão um show de interpretação, sem exageros, na medida certa. A trilha sonora embalada por músicas populares, principalmente do rei Roberto Carlos, a montagem e a fotografia são outros pontos positivos deste filme que nos envolve e emociona. Assm como 2 Coelhos, resguardado as devidas proporções, À Beira do Caminho é um filmaço criativo, por isso mesmo que é, disparado, até agora, um dos melhores filmes brasileiros do ano. Uma agradável e emocionante surpresa que mereçe ser conferida. Nota 10,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.   




Nenhum comentário:

Postar um comentário