segunda-feira, 18 de abril de 2011

O NOVO TODO MUNDO EM PÂNICO.

Filmes.
O novo Todo Mundo em Pânico.

No começo da década de 90, os filmes de terror estavam praticamente extintos, após o seu apogeu nos anos 80. Estava decretado a morte definitiva dos "morrem-voltam, sem fim" Michael Meyers, Jason, Freddy Krueger, Chucky, entre outros vilões horripilantes. Mas, em 1996, Pânico chega aos cinemas do mundo, ressuscitando o gênero. O filme dirigido pelo mestre do gênero, Wes Craven (responsável pelo primeiro A Hora do Pesadelo), e roterizado por Kevin Williamson (responsável pela tosca série  teen Dawson's Creek), é um show a parte, graças a um criativo roteiro que dosava na medida certa, suspense e citações bacanas de outros filmes. Até a estrela Drew Barrymore, se deu ao luxo de ser a primeira vítima da série.

Com o enorme sucesso, surgiram outros filmes e séries , os velhos vilões retornaram e as inevitáveis continuações do salvador da pátria, ou melhor, do gênero. Mantendo o mesmo trio de protagonistas e o clima do original, mas sem o mesmo brilho, um ano depois (no Brasil dois anos, em virtude da falência da distribuidora nacional do filme) estreava Pânico 2 , e em 2000, Pânico 3 encerrava o que até então tinha sido anunciada como trilogia. Rumores sempre surgiam sobre um quarto filme. Particularmente, achava desnecessário, já que o terceiro filme já mostrava sinais de esgotamento da historia da mocinha Sidney Prescott. Enfim, quinze anos após o primeiro filme e onze após o último, Pânico 4 chega aos cinemas, e acabo de assistir na tela do Cine Maceió 2.

A história é a de sempre. Desta vez, Sidney (Neve Campbell) volta a sua cidadezinha natal, para lançar um livro onde relata a sua versão dos fatos ocorridos anteriormente. Evidente, que o assassino, ou melhor, a dupla de assassinos mascarados (como nos outros filmes, descobre-se que os crimes são cometidos por uma dupla), começam a aterrorrizar a mocinha, o casal sobreviventes dos filmes anteriores (David Arquette e Courteney Cox, que na vida real, se conheceram no primeiro filme e eram casados até o termino da produção deste último filme) e os teens new generation.

Pânico 4 é um filme que prende a atenção e mantêm o mesmo clima de suspense dos anteriores, repleto das pistas falsas sobre suspeitos e a supresa da dupla de assassinos. As citações de filmes e astros hollywoodianos são dez, ou melhor, para não perder o trocadilho, são quinze vezes mais que o original. Robert Rodriguez, Jogos Mortais 4, Bruce Wills, são apenas alguns dos astros e filmes citados, de forma bem humorada. Reparem no trailer abaixo, que só uma personagem cita cerca de dez filmes de terror.


O filme diverte, nos dando alguns sustos e causando muitas risadas. Isso mesmo, galera! Pânico 4 em momento nenhum se leva a sério e esta é a grande sacada do filme. Em alguns momentos, chega a ser mais engraçado que a sua paródia Todo mundo em Pânico (por isso o título da postagem). Pânico 4 não apenas parodia a si próprio e outros filmes do gênero, mas também, a própria indústria hollywoodiana, em especial, a atual fase, onde a moda agora são os remake (sobre esta tendência, confiram uma das minhas primeiras postagens neste blog,  em: http://blogdorickpinheiro.blogspot.com/2010/06/recontando-as-mesmas-historias-de-forma.html ), através de tiradas hilárias ("Jogos Mortais 4 é uma porcaria!", "É péssimo ser policial, exceto se você é o Bruce Wills!" "A principal regra de um remake é não mexer no original!", são apenas algumas destas pérolas ditas pelas personagens), que na verdade, muitos de nós cinéfilos gostaríamos de dizer.

Em síntese, Pânico 4 não chega a ser melhor que o primeiro filme, mas, em compesação, é mais divertido e engraçado da série. Depois do terceiro filme um pouco fraquinho, a série merecia encerrar com chave de ouro. Espero que os produtores sigam a regra do "se melhorar, estraga!", e realmente, encerre a quadrilogia.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

O vilão Ghostface.
depois de Todo mundo em pânico, impossível nos assustar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário