sexta-feira, 4 de agosto de 2017

ANTES DO MORCEGÃO EXISTIR.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. / Coco do Cachorrão= Preciso mesmo dizer?.

Gotham - 1ª Temporada (Gotham - Season 1).
Produção estadunidense de 2014 e 2015.

Direção: Danny Cannon, Dermott Downs, T.J. Scott, Tim Hunter, Rob Bailey, Paul Edwards, Karen Gaviola, Guy Ferland, Oz Scott, Eagle Egilsson, Wendey Stanzler, John Behring, Nick Copus, Jeffrey Hunter, Nathan Hope e Bill Eagles.

Elenco: Ben McKenzie, Donal Logue, David Mazouz, Jada Pinkett Smith, Sean Pertwee, Robin Lord Taylor, Camren Bicondova, Cory Michael Smith, Erin Richards, Zabryna Guevara, John Doman, Drew Powell, David Zayas, entre outros.

Blogueiro assistiu online (Netflix) em junho de 2017.

Cotação

Nota: 8,0.

Sinopse: Baseado nos quadrinhos da DC Comics. A trama se passa na cidade que dar título a série, e mostra o novato detetive Jim Gordon (McKenzie) encarando o desafio de ser honesto numa cidade corrompida. De cara, ele promete ao pirralho milionário Bruce Wayne (Mazouz), que irá encontrar e prender os assassinos de seu pai. Isso num clima cada vez mais tenso entre os mafiosos Carmine Falcone (Doman) e Don Maroni (Zayas), que estão à beira de um guerra sangrenta, o que deixa o puxa-saco zero à esquerda da mafiosa Fish Mooney (Pinkett Smith), Oswald Cobblepot, apelidado de Pinguim (Taylor), que ambiciona ser um chefão do crime organizado.

Gotham - 2ª Temporada (Gotham - Season 2).
Produção estadunidense de 2015 e 2016.

Direção: Danny Cannon, Rob Bailey, Eagle Egilsson, T.J. Scott, Bill Eagles, Kenneth Fink, Jeffrey Hunt, Louis Shaw Milito, Nick Copus, John Behring, Scott White, Oz Scott, John Stephens, Laryssa Kondracki e Paul Edwards, .

Elenco: Ben McKenzie, Donal Logue, David Mazouz, Morena Baccarin, Sean Petwee, Robin Lord Taylor, Camren Bicondova, Cory Michae Smith, Erin Richards, Michael Chiklis, Jessica Lucas, Drew Powell, James Frain, Chris Chalk, B.D. Wong, entre outros.

Blogueiro assistiu online (Netflix) em julho de 2017.

Cotação

Nota: 8,5.

Sinopse: Após a sangrenta guerra dos mafiosos, Jim Gordon (McKenzie) perde o posto de detetive e vai ser uma guardinha no Asilo Arkham, onde conhece a doutora Leslie Thompkins (Baccarin), enquanto que ser parceiro e melhor amigo, Harvey Bullock (Logue) pede demissão da polícia. O único que sai bem é Pinguim (Taylor) que ascende como o novo rei do crime de Gotham. Mas, mal seu reinado começa, já é ameaçado com a chegada a cidade do misterioso Theo Galavan (Frain), que tem planos de dominar tudo e, principalmente, ferrar com o jovem Bruce Wayne (Mazouz). Enquanto isso, no asilo Arkham, o malvadão Dr. Hugo Stranger (Wong) faz experiências macabras com alguns dos piores bandidos pineis internados no local, gerando alguns vilões psicóticos.

Gotham - 3ª Temporada (Gotham - Season 3 - Mad City).
Produção estadunidense de 2016 e 2017.

Direção: Danny Cannon, Rob Bailey, T.J. Scott, Nathan Hope, Scott White, John Behring, Hanelle M. Culpepper, Eagle Egilsson, Steven Lilien, Bryan Wynbrandt, Seth Boston, Ben McKenzie, Maja Vrvillo e Mark Tonderai.

Elenco: Ben McKenzie, Donal Logue, David Mazouz, Morena Baccarin, Sean Pertwee, Robin Lord Taylor, Camren Bicondova, Cory Michael Smith, Erin Richards, Jessica Lucas, Michael Chiklis, Drew Powell, Jamie Chung, Maggie Geha, Benedict Samuel, entre outros.

Blogueiro assistiu online (site Seu Seriado) de 30 de julho à 04 de agosto de 2017 .

Cotação

Nota: 9,0.

Sinopse: Seis meses após os eventos do final da temporada anterior, Jim Gordon (McKenzie), continua fora da força policial, atuando por conta própria como caçador de recompensas dos bandidos pineis que fugiram do Asilo Arkham, liderados por Fish Mooney (Jada Pinkett Smith), e longe de sua amada, Leslie (Baccarin). A nova ameaça a cidade é a misteriosa organização intitulada a Corte das Corujas, que governa Gotham na baixa há séculos, e planeja como cartada final ferrar com a cidade de vez e fazê-la ressurgir. Enquanto isso não acontece, o Pinguim (Taylor) é eleito prefeito de Gotham, e tira de Arkham, Edward Nygma (Smith), nomeando-o seu assessor. Para piorar a bagaceira, chega a cidade o misterioso hipnotizador Jervis Tetch (Samuel), que está à procura de sua irmã Alice (Naian González Norvind) que tem no sangue uma toxina que ao contato com outras pessoas despertam o lado obscuro delas.

Comentários: Indiscutivelmente, a DC vem reinando na telinha com uma ótima safras de seriados. Correndo por fora está Gotham, que nos Estados Unidos é exibido pelo canal Fox e não pelo CW como os demais seriados de colegas de editora. Trazendo uma premissa interessante de mostrar a cidade antes de Bruce Wayne virar o fodão Batman, quando o mesmo ainda é um pirralho/adolescente, sem deixar de manter o climão dark dos quadrinhos, não ficando atrás do que foi apresentado nas telonas sob as batutas dos mestres Tim Burton e Christopher Nolan, o seriado é mais um bom exemplo da excelente fase das adaptações dos super-heróis da DC na televisão, mantendo o altíssimo nível e com um atrativo a mais: uma melhora a cada temporada, com histórias envolventes e eletrizantes, que empolgam e prendem a nossa atenção a ponto de não sentimos a costumeira duração de vinte e dois episódios, e encaramos tranquilamente uma maratona sem se cansar e ainda querendo mais (a última temporada assistir em menos de uma semana, e isso, dando pausa, obviamente para ir trabalhar e outros afazeres).

Contando também com um excelente elenco com atuações inspiradas e uma parte técnica que constrói todo climão dark dos quadrinhos, não ficando atrás do que foi apresentado nas telonas sob as batutas dos mestres Tim Burton e Christopher Nolan, o seriado faz jus ao universo do Homem-Morcego, acertando em cheio principalmente na criativa inclusão dos seus futuros vilões, reforçada pela escolha de ótimos atores, que simplesmente roubam a cena.

Pisa um pouco na bola apenas em forçar a barra em amadurecer precocemente o pirralho Bruce Wayne, colocando em situações absurdas e patéticas como conversar de igual para igual com adultos e fazer investigações como o Batman adulto que estamos acostumados. Tudo bem que  é impossível falar de Gotham City sem citar morcegão (no caso da série, o futuro morcegão), mas, é desnecessária a forçação de barra, já que o protagonismo do futuro Comissário Gordon segura muito bem a série, tanto pelo personagem ser bem elaborado como pelo carisma do ator que o interpreta. Um pequeno defeito que está presente no decorrer de toda série (e pelo final da última temporada, vai permanecer e ainda vão agravar) mas que não compromete em nada a altíssima qualidade que faz de Gotham um dos melhores seriados televisivos baseados em quadrinhos da atualidade.    

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário