quinta-feira, 4 de maio de 2017

RECORDAR É REVER: FUGA DE NOVA YORK.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. / Coco do Cachorrão= Preciso mesmo dizer?.

Fuga de Nova York (Escape From New York).
Produção estadunidense e britânica de 1981.

Direção: John Carpenter.

Elenco: Kurt Russell, Lee Van Cleff, Ernest Borgnine, Donald Pleasence, Isaac Hayes, Season Hubley, Tom Atkins, Charles Cyphers, Harry Dean Staton, Adrienne Barbeau, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (SBT), em home vídeo (VHS) e no notebook.

Cotação

Nota: 10,0.
  
Sinopse: A trama se passa no futuro, precisamente, em 1997, e a cidade de Nova Iorque foi emurada e transformada numa prisão há nove anos, onde vivem os piores bandidos dos States. É um lugar que ninguém dar a mínima, até que o avião do presidente dos Estados Unidos (Pleasence) é abatido e cai na cidade-prisão, onde a bandidagem o captura. Sem colhões para encarar o terrível local, os caras pedem arrego para o fodão Snake Plissken (Russell), ex-militar condecorado, mas, que andou pisando na bola, tornado-se um malfeitor, que é forçado a entrar na perigosíssima selva de pedra e resgatar o mandatário da nação.

Comentários: Mais um filme que eu acreditava que já tinha comentado aqui, mas, não sei por qual motivo, causa e circunstância isso não tinha acontecido. Aqui temos um clássico fodástico oitentista do gênero de ficção, que apesar de ligeiramente datado, continua sendo um filmaço eletrizante e empolgante, afinal, clássico é clássico. Em sua segunda parceria com Kurt Russell, que arrebenta com o personagem mais inesquecível de sua extensa carreira, o mestre John Carpenter conduz com maestria esse filme que claramente tem limitações orçamentárias, e nos presenteia com um filmaço excepcional, com um excelente roteiro, que ganha forças com um ótimo elenco que embarca numa boa na trama. Disparado um dos melhores filmes do gênero como também de todos os envolvidos. Para ser visto e revisto infinitas vezes. Imperdível.

Curiosamente, quinze anos depois, Carpenter e Russell realizam a desnecessária e horrível continuação, Fuga de Los Angeles, com a trama se passando em 2013, com Snake Plissken (Russell) mais uma vez sendo convocado para entrar numaa cidade-prisão, desta vez em Los Angeles, para resgatar um dispositivo que pode foder com o mundo, que a Patricinha mimadinha Utopia (Langer), filha do presidente dos Estados Unidos (Robertson), acabou roubando e levando para o macho dela, o bandidão projeto mal-sucedido de Che Guevara Cuervo Jones (Corraface). Praticamente copiando e colando o roteiro do filme original, mas, sem o mesmo brilho e os personagens cativantes (a única personagem que prometia ser interessante, interpretada pela belíssima e sumidona Valeria Golino, não chega a durar dez minutos em cena), num péssimo roteiro (por incrível que parece, escrito por Carpenter, Russell e a produtora Debra Hill), sequências patéticas a ponto de irritar. Nada funciona nessa bosta de filme, que desperdiça tempo, grana e um bom elenco numa bomba homérica, que encerra mal a excelente parceria entre Carpenter e Russell. Sem sombra de dúvida, é uma das piores e mais desnecessárias continuações da história do cinema. Totalmente esquecível, não perca tempo assistindo essa merda nem mesmo por uma mórbida curiosidade.

Fuga de Los Angeles (Escape From L.A.).
Produção estadunidense de 1996

Direção: John Carpenter.

Elenco: Kurt Russell, Stacy Keach, Steve Buscemi, Cliff Robertson, Valeria Golino, Peter Fonda, Pam Grier, Michelle Forbes, Georges Corraface, Bruce Campbell, A. J. Langer, Robert Carradine, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo), em home vídeo (VHS) e online (YouTube).

CotaçãoCoco do Cachorrão

Nota: 0,0.  

Sinopse Comentários: parágrafo acima.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário