domingo, 2 de abril de 2017

RECORDAR É REVER: CINDERELO TRAPALHÃO.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. / Coco do Cachorrão= Preciso mesmo dizer?.

Cinderelo Trapalhão.
Produção brasileira de 1979.

Direção: Adriano Stuart.

Elenco: Renato Aragão, Dedé Santana, Mussum, Zacarias, Sílvia Salgado, Maurício do Valle, Francisco Dantas, Cristina Rocha, Paulo Ramos, Carlos Kurt, Carvalhinho, Angelo Riva, Helio Ribeiro, Helio Souto, Dino Santana, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo) e em home vídeo (DVD).

Cotação

Nota: 9,5.
  
Sinopse: Numa pequena cidadezinha interiorana moram três amigos (Dedé, Mussum e Zacarias), caras durões e fodões, bons de briga, e Cinderelo (Aragão), cara fodidão que é desprezado por todos, principalmente pelo trio, por andar sujo, recolhendo merda do cavalo dos caras, sempre na companhia do seu bode Gumercindo. Quem manda e desmanda no lugar é o ganancioso Coronel Dourado (Dantas), que está de olho nas terras de um recém-falecido fazendeiro local, que as doou para uma família simples, pacata e religiosa, para que possa construir uma igreja e uma comunidade religiosa, que acaba de chegar a cidadezinha para tomar posse das terras. Peidado, o Coronel manda seus capangas tocar o terror na família, e esta pede arrego aos três amigos e a Cinderelo. Mas, os caras só topam ajudar se Cinderelo não participar. Excluído, por conta própria, Cinderelo se infiltrar entre os capangas do coronel, descobrindo seus planos, o que faz os três malas aceitarem sua ajuda.

Comentários: Dentro das homenagens que Renato Aragão vem recebendo no Santuário de Aparecida em São Paulo, com destaque para a imperdível exposição Didi - O Devoto Trapalhão, desde do último dia 12 de Março, a TV Aparecida vem exibindo, pontualmente ao meio-dia e meia de domingos, com reprises nas quartas, às 20 horas, o festival Didiversão, trazendo filmaços estrelados pelo humorista, junto com seus colegas de Os Trapalhões. Para temos ideia da qualidade dos filmes exibidos, até agora pintaram na telinha os clássicos Os Saltimbancos Trapalhões, Os Trapalhões e o Mágico de Oróz e Os Trapalhões na Serra Pelada. Hoje, foi a vez de Cinderelo Trapalhão, filme que estava com a postagem prontinha para ser lançada no próximo domingo, mas, devido essa exibição no começo da tarde de hoje, vamos aproveitar para comentá-lo agora. 

Com o quarteto formado e fazendo a estreia nas telonas no filme anterior, o péssimo Os Trapalhões na Guerra dos Planetas, temos aqui o primeiro filmaço dos Trapalhões que, merecidamente, acabou se tornando a quinta maior bilheteria do grupo (atualmente, a décima terceira de todo cinema nacional), levando mais de cinco milhões de pessoas ao cinema.Com roteiro de Renato Aragão, que teve como um dos colaboradores ninguém menos que o mestre Carlos Alberto de Nóbrega, como era de costume nos filmes setentistas do grupo, quase nada se aproveita do conto de fadas que pretende parodiar, estando mais para uma paródia de Sete Homens e Um Destino. Com todo climão de faroeste, sem deixar de lado o humor pastelão e a porradaria típica do grupo, e ainda com direito a leves mas diretas alfinetadas na situação de mando e desmando do coronéis, temos um dos mais inteligentes roteiros de um filme do grupo, com os inevitáveis furos e incoerências típicos dos filmes do saudoso quarteto, mas que aqui passam quase despercebidos. Recheadão de momentos memoráveis (como a sequência onde Cinderelo disputa seus dotes de tiros, com o chefe dos capangas, interpretado pelo saudoso Carlos Kurt, totalmente hilário), simplesmente, um dos melhores filme do grupo, que até hoje, continua engraçado e divertido. Para ser visto e revisto infinitas vezes. Excelente! 

VOCÊ SABIA?

Quem marca presença nesse filme como coadjuvante é a jornalista Christina Rocha, atualmente apresentadora do programa vespertino do SBT Casos de Família. Antes de ser apresentadora (e acredito que também antes de se formar em jornalismo), a moça em comecinho de carreira teve uma curtíssima carreira de atriz, e participou de dois filmes do saudoso grupo (antes deste filme, ela foi uma das moças figurantes extraterrenas em Os Trapalhões na Guerra dos Planetas). Aqui ela tem um destaque melhorzinho e mais visível, como a mocinha da família que é ajudada pelos trapa no filme. Apenas uma pequena curiosidade para despertar ainda mais a vontade de assistir este filmaço do saudoso grupo.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário