domingo, 1 de janeiro de 2017

EXPECTATIVA 2017: OS FILMES MAIS AGUARDADOS DO ANO.

Estamos no primeiro dia de 2017, ano que para nós cinéfilos promete ser tão fodástico quanto 2016. Pelo menos será assim para os filmes baseados em super-heróis de quadrinhos, já que a safra que está por vir, promete ao menos manter o ápice da excelente fase que vive nas telonas, com o duelo de bilheterias Marvel x D.C., em altíssimo nível, com Fox, que aposta na despedida de uma era em grande estilo, e outras produções baseadas em quadrinhos menos conhecidos, correndo por fora. Como de costume não faltarão continuações, reboots e remakes (até o nosso cinema entrou no páreo com o novo Dona Flor e Seus Dois Maridos), adaptações de best-sellers (A Torre Negra, A Cabana devem ser os mais conhecidos) que mesmo, na maioria dos casos, serem desnecessárias, prometem. Para os haters de plantão, não faltarão motivos para soltarem o verbo e descerem o cacete em filmes comerciais modinhas, já que teremos, por exemplo, um novo Transformers, que muita gente ama odiar e o desnecessário filme modinha calcinha Cinquenta Tons Mais Escuros. Nosso cinema nacional continuará na mesmice, apostando em comédias abestalhadas esquecíveis, tentará repetir o feito Kéfera,  tentando emplacar outros youtubers como astros das telonas e, finalmente, colocará a talentosa Tatá Werneck como protagonista. Correndo por fora, nosso cinema também investirá em filmes autorais que são lançados primeiramente em festivais mundo afora e só depois de rodado, é que chegam aos nossos cinemas, que a crítica ama rasgar o verbo e, com raríssimas exceções, agradam também a esse cinéfilo.  Como de costume nos últimos anos, nossa primeira postagem do ano elenca os filmes mais esperados ansiosamente por este blogueiro. Por ser uma lista pessoal, não fique frustrado se não encontrar aqui filmes aguardados pela maioria, como La La Land, Eu Fiko Louco e o já citado filme calcinha modinha, três filmes que estou cagando, pois, aposto que serão uma merda. Como a lista são de apenas 10 filmes, tive que tirar alguns que também anseio demais em assistir (o que não acabou evitando de acontecer alguns empates) e para tentar compensar, coloquei alguns no mosaico ao lado. Já Cine Holliúdy 2, que até agora está sem data de estreia e nenhum material de divulgação, ficou de fora devido a incerteza se vai chegar mesmo esse ano. Enfim, chega de falação e vamos ao que interessa.

10. A Cabana.
Previsão de estreia: 06 de abril.


Já começo minha lista polemizando, já que tive que tirar filmes bem mais esperado pela galera (Assassin's Creed, Passageiros, Planeta dos Macacos: A Guerra, Transformers: O Último Cavaleiro, entre outros),com um filme que só fiquei sabendo da existência apenas hoje quando pesquisava para elaborar. Custou, mas, finalmente adaptaram para as telonas um dos livros mais interessantes lançados nos últimos anos. Li e gostei, e se forem fiel (algo quase impossível de acontecer), pode rolar um bom filme que vai emocionar. 

9. Alien: Covenant
Previsão de estreia: 11 de maio.
Blade Runner 2049.
Previsão de estreia: Sem previsão (06 de outubro nos States)


Nosso primeiro empate inevitável é justamente entre continuações de duas obras-primas do gênero de ficção e da sétima arte nos presenteada pelo mestre Ridley Scott, que volta ao universo Alien, numa continuação de Prometheus, numa trama que se passará entre este e o primeiro Alien. Aliás, de acordo com o crítico Otávio Uga, do canal Super Oito, os caras por aqui, irão chamar o filme de Prometheus 2, o que eu acho ridículo. Na dúvida, deixa o título como está ou traduz literalmente. Já a tardia e a tão sonhada continuação do cultuadíssimo Blade Runner, O Caçador de Androides, não conta mais com o mestre, mas, agora está sob o comando do competente, promissor e bajuladíssimo Dennis Villeneuve, que será estrelado por Ryan Gosling a frente de um puta elenco, com destaque para Harrison Ford de volta ao último personagem ícone que ele faltava reviver.

8. Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola.
Previsão de estreia: 04 de maio.


Aposto que você deve está pensando que estou elaborando apostila ainda bêbado do réveillon por incluir essa comédia abestalhada tupiniquim entre os filmes mais aguardados (Vale a pena lembrar o que foi dito na introdução desta postagem: a lista é pessoal). E admito que mesmo com o impagável Danilo Gentilli enchendo o saco falando desse filme no ótimo The Noite, dificilmente o filme baseado no livro homônimo escrito por ele iria está na nossa lista. Mas, o cara (ou o diretor Fabrício Bittar, não sei ao certo) inventou de escalar para o elenco, ninguém menos que o eterno Kiko, Carlos Villagrán. Resultado não foi outro: a ansiedade do blogueiro pelo filme foi às nuvens, a ponto do filme entrar na nossa lista dos mais aguardados, desbancando muitas super-produções bem mais aguardadas pela galera.

7. Star Wars: Episódio VIII.
Previsão de estreia: 17 de dezembro.
Thor: Ragnarok.
Previsão de estreia: 02 de novembro.

 
Curioso empate que, em comum, Primeiro filme baseado em quadrinhos a entrar na nossa lista, aparentemente só o título e alguns elementos do cultuado quadrinho homônimo é que serão utilizados. Os caras pegaram também elementos de Planeta Hulk, outra cultuadíssima HQ. Tem tudo para ser o melhor filme solo do deus do trovão. Já Star Wars, dispensa comentários. Afinal, só anúncio de um novo filme já deixa todo mundo animado. E depois do reinício da saga com o fodástico O Despertar da Força, e agora, ao sabemos que é o último que teremos a presença da já saudosa e eterna Princesa Leia, Carrie Fisher, são motivos suficientes para nos deixar ansiosos. O foda é que vamos ter que esperar o ano todo para conferir os dois filmes.. Haja ansiedade!

6. Os Saltimbancos Trapalhões - Rumo à Hollywood.
Previsão de estreia: 19 de janeiro.


Indiscutivelmente, uma continuação consideravelmente tardia e totalmente desnecessária, afinal, os tempos são outros, o grupo foi desfeito tragicamente, a galera da nova geração só lembra do famigerado A Turma do Didi. Mas, caramba, estamos falando de um senhor que está prestes a completar 82 no próximo dia 13, com relevância serviços prestados ao cinema nacional, que junto com seus parceiros e em alguns filmes solos, emplacou mais de trinta filmes que estão, até hoje, entre as maiores bilheterias da história do nosso cinema nacional, com público de blockbuster gringo. Acredito que seja a última oportunidade de vemos nas telonas Renato Aragão junto com seu velho parceirão fiel Dedé Santana, pois, como já foi dito, os tempos são outros. Por isso, e não praticamente pelo filme em si (o trailer me desanimou), que minha ansiedade aumenta em querer assistir o filme, que dará o azar de estrear no mesmo dia que o aguardadíssimo Triplo X: Reativado e da comédia tupiniquim Os Penetras 2, filme que deixou de ser aguardado por este blogueiro após o trailer.

5. Triplo X: Reativado.
Previsão de estreia: 19 de janeiro.
Velozes & Furiosos 8.
Previsão de estreia: 13 de abril.


2016 promete ser o ano de Vin Diesel. O pouca-telha estará marcando presença em três produções, sendo duas com sua cara feiosa. Após uma continuação estrelada por Ice Cube, e a franquia Velozes & Furiosos praticamente copiar e colar a porra-louquice do fodão agente secreto radical Xander Cage, ele volta a franquia Triplo X, junto com Samuel L. Jackson, a frente de um puta elenco formado por Toni Collete, Donnie Yen e Tony Jaa, e com o nosso craque da bola (e não da atuação, obviamente), Neymar, dando as caras. Tinha tudo para ser o único filme de cara limpa de Diesel a entrar na nossa lista, se em dezembro não tivesse lançado o trailer de Velozes & Furiosos 8. Apesar de acreditar que a franquia deveria ter sido encerrado no último filme, e não levando muita fé na franquia a partir de agora, impossível não mudar de ideia e se empolgar com trailer que mostra um Toretto, mandando para as picas a sua filosofia de "família é tudo!", estando ao lado de uma estupidamente linda Charlize Theron, e com The Rock e Statham sendo impedidos de esmurrar um ao outro no último segundo. Haja ansiedade para esperar até abril! Mas, pelo menos Xander Cage chega esse mês.

4. Até o Último Homem.
Previsão de estreia: 26 de janeiro.


Se tem um cara que eu torço muito por uma volta por cima é Mel Gibson. Mesmo com tanto serviços prestados a indústria hollywoodiana e a sétima arte, o cara tornou-se pessoa não non grata, por causa de uma sucessão de merdas escandalosas que ele andou fazendo na vida pessoal. Acredito que a verdadeira chance de ouro dessa volta por cima é esse épico de guerra, com um elenco estrelar, onde Gibson pode voltar a exercitar o seu talento como diretor. Pela sua respeitável filmografia na batuta, sabemos que Até o Último Homem tem tudo para surpreender e ser um filmaço. No final de janeiro, saberemos disso.

3. Liga da Justiça Parte Um.
Previsão de estreia: 16 de novembro.


Um dos filmes mais esperados e sonhados de todos os tempos finalmente chegará às telonas. Mas, junto com a ansiedade vem a incerteza, os receios, a desconfiança e até o desânimo, já que, até agora, a D. C./ Warner não vem dividindo opinião. E tudo isso é triplicado pelo maior grupo de super-heróis dos quadrinhos da D. C. vim sob a batuta do malhadíssimo diretor (e carnavalesco para alguns), Zack Snyder. Particularmente, gostei do que foi apresentado até agora, apesar que está na hora dos caras desencanarem, jogarem fora toda e qualquer fórmula já estabelecida e tratarem de serem originais. Esse ano será crucial para a continuidade ou enterro das pretensões do estúdio, pois, antes do filme da Liga, teremos também o filme solo da Mulher-Maravilha, com a linda e deliciosa Gal Gardot mandando bem como a amazona fodona.

2. Homem-Aranha: De Volta ao Lar.
Previsão de estreia: 06 de julho.
Logan
Previsão de estreia: 02 de março.


Inevitável empate entre dois filmaços de super-heróis, graças ao divulgação dos seus respectivos trailers. Temos aqui o fim de uma era e o começo de outra, afinal, Logan traz a despedida de Hugh Jackman, que já está imortalizado como o mais fodão dos mutantes. E promete ser em grande estilo, à altura dos quadrinhos do personagem, já que Deadpool provou que um filme de super-herói para maiores pode bombar na bilheteria, deixa suficiente para a criativa sem restrições rolar soltar em Logan. A pequena e marcante participação de Tom Holland roubando a cena em Capitão América: Guerra Civil já mostrou que o carinha tem tudo para ser o cabeça de teia definitivo. Mas, o trailer lançado recentemente não apenas confirmou isso, mas, elevou ainda mais as nossas expectativas pelo filme solo do amigão da vizinhança, que continua com os direitos sob os cagões do estúdios Sony, mas, em parceria com a Marvel.

1. Guardiões da Galáxia Vol. 2.
Previsão de estreia: 27 de abril


Era uma vez um grupo de super-heróis dos quadrinhos, desconhecidos até por alguns aficionados por quadrinhos, que foi adaptado para as telonas, surpreendendo simplesmente com um dos melhores e mais divertidos filmes de super-heróis de todos os tempos. Motivo suficiente para as nossas expectativas pela continuação, que traz de volta o mesmo elenco e diretor, serem altíssimas. Mas, particularmente, o que fez minhas expectativas serem ainda maiores, a ponto de desbancar os aguardadíssimos filmes da Liga da Justiça, Wolverine e Homem-Aranha, é o anúncio da participação Sylvester Stallone e Kurt Russell. Obviamente sei que não repetirão a perfeita parceria de Tango & Cash, muito menos irão ter participações gigantescas. Mas, só o debute desses dois super-astros no cast estrelar do universo Marvel nos cinemas, é muito bem-vindo, e somado as outras qualidades próprias do padrão Marvel de qualidade, só aumenta a nossa ansiedade.. O eterno Rambo num filme da Marvel, algo que muitos fãs do astro, assim como eu, jamais imaginaria que rolaria a essa altura do campeonato. 

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário