domingo, 23 de outubro de 2016

HUMOR CEARENSE DE PRIMEIRA NAS TELONAS.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. / Coco do Cachorrão= Preciso mesmo dizer?.
  
O Shaolin do Sertão.
Produção brasileira de 2016.

Direção: Halder Gomes.

Elenco: Edmilson Filho, Igor Jansen, Bruna Hamú, Fafy Siqueira, Dedé Santana, Falcão, Fábio Goulart, Marcos Veras, Frank Menezes, Cláudio Jaborandy, Haroldo Guimarães, Tirulipa, Dorgival Dantas, entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 1 do complexo Kinoplex Maceió em 23 de outubro de 2016.

Cotação

Nota: 9,5.  

Sinopse: Nos anos de 1980, na pequena cidade cearense de Quixadá, vive Aluisio Li (Filho), um humilde padeiro aficionado por artes marciais e apaixonado por Anésia Shirley (Hamú), filha do seu patrão (Santana) e noiva do mala sem alça Armandinho (Veras). Sofrendo gozação de todos na cidade, por seu modo peculiar de se vestir e agir, ele ver sua vida mudar quando o campeão de vale-tudo, Toni Tora Pleura (Goulart), anuncia que vai a cidade para sair na porrada com algum voluntário de lá. De olhos nas eleições, o candidato Rossivaldo (Menezes) anima a cidade para que alguém seja voluntário para o desafio, e Li acaba topando. Junto com seu fiel amigo, o pirralho Piolho (Jansen), Aluísio vai até Quixeramobim, em busca de treinar com um suposto mestre de kunf fu (Falcão).

Comentários: Em Cine Holliúdy, o diretor Halder Gomes nos presenteia com uma belíssima obra-prima que ao mesmo tempo é uma homenagem ao cinema e um filmaço engraçadíssimo e divertido. Aqui ele repete a fórmula e a parceria com o impagável Edmilson Filho e o resultado é outro filmaço. O Shaolin do Sertão conta com um roteiro bem elaborado, simples, mas, bastante criativo que capta para a telona toda essência do humor cearense, gerando uma comédia hilária, que provoca gargalhadas durante toda projeção (uma dica é ficar num lugar bem embaixo da caixa de som, para que possa ouvir o delicioso texto sem ser atrapalhado pelas altas gargalhadas alheias). Para ser sincero, com exceção de Deadpool, que oficialmente é um filme de super-heróis e não uma comédia, não lembro de chorar de rir e ver tanta gente gargalhando e saindo do cinema comentando as piadas de um filme. Por isso mesmo que O Shaolin do Sertão não somente é a melhor comédia brasileira do ano, mas, também do gênero de todos os tempos. Para ser visto e revisto, sem deixar de gargalhar. Imperdível! 

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário