quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

INVESTIGAÇÃO JORNALÍSTICA REAL E MAIS UMA ADAPTAÇÃO DE LIVRINHO TEEN NA PRIMEIRA SESSÃO DUPLA DO ANO.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. / Coco do Cachorrão= Preciso mesmo dizer?. 

Spotlight - Segredos Revelados (Spotlight).
Produção estadunidense de 2015.

Direção: Tom McCarthy.

Elenco: Michael Keaton, Mark Ruffalo, Rachel McAdams, Liev Schreiber, Brian d'Arcy James, John Slattery, Stanley Tucci, entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 4 do complexo Kinoplex Maceió em 21 de janeiro de 2016.

Cotação

Nota: 8,5.  

Sinopse: Baseado em fatos. No começo dos anos 2000, a equipe editorial Spotilight do jornal Boston Globe, liderada pelo editor Walter Robinson (Keaton), e composta pelos jornalistas Michael Rezendes (Ruffalo), Sacha Pfeiffer (McAdams) e Matty Carroll (James), que investigam e descobrem casos de pedofilias envolvendo padres, e que são acobertados pela alta cúpula da Igreja que simplesmente os transfere de paróquia, a cada crime desta natureza que eles cometem.

Comentários: Filmes sobre investigações jornalísticas, em especial os baseados em histórias reais, sempre renderam filmes interessantes e fortíssimos candidatos a premiações. A bola da vez é este drama, baseado em fatos ocorridos em Boston, que custou quinze dias para chegar aqui em Maceió, que conta com um elenco de grandes atores, com boas atuações, que só enriquecem um roteiro muito bem elaborado. O final das contas é um filmaço envolvente, bem realista, que prende nossa atenção durante todo o tempo. 


 

A 5ª Onda (The 5th Wave).
Produção estadunidense de 2015.

Direção: J Blakeson.

Elenco: Chloë Grace Moretz, Nick Robinson, Alex Roe, Liev Schreiber, Ron Livingston, Maggie Siff, Maria Bello, Maika Monroe, entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 3 do complexo Kinoplex Maceió em 21 de janeiro de 2016.

Cotação

Nota: 5,0.  

Sinopse: Baseado em mais um best seller teen. Na trama, nosso planeta estava de boa, até que os alienígenas inventaram de invadir, querendo ferrar com toda humanidade. Os ataques se deram em etapas, denominadas ondas, respectivamente: cortaram toda energia do nosso planeta, criaram um gigantesco tsunami que afogou boa parte da humanidade, um vírus que levou para a terra dos pés juntos outra boa parte e ainda se infiltraram entre nós. A nova ofensiva está por vim, enquanto isso, Cassie Sullivan (Moretz), é uma adolescente que está ralando para sobreviver e reencontrar seu irmãozinho caçula. 

Comentários: Mais velho que a posição de cagar é que em Hollywood se uma fórmula deu sucesso de bilheterias (leia-se grana, muita, muita, muita... grana, vamos usá-la e abusá-la ao extremo. Pegando carona no sucesso da recém-extinta (ou não) franquia Jogos Vorazes, e nas genéricas Divergente e Maze Runner, chega mais uma adaptação de um livrinho teen, que traz uma trama num futuro distópico, onde a galera teen é que são os responsáveis por salvar a humanidade, só que aqui, sai o governo totalitário e entra os alienígenas como vilões. Com toda sinceridade, parece que eu estava adivinhando que a sessão que eu estaria para ver esse filminho iria ser interrompido por três vezes por falta de energia (Pô, gerência do Kinoplex Maceió, que porra foi essa?) não estava nem um pouco a fim de assistir, pelo fato do trailer não ter me agradado, prometendo ser uma bobagem. E realmente, o filme é uma bobagem do começo ao fim, com um enredo fraquinho mergulhado num roteiro regular, que reúne todos os clichês deste sub-gênero modinha, com direito a forçar uma tentativa frustrada de um triângulo amoroso que nem fede, nem cheira. Só não é uma merda total porque a trama secundária, de uns fedelhos treinados para combater os aliens é legalzinha e até desperta interesse. Fora isso, é mais do mesmo sem o brilho de todos os citados, mas que, infelizmente, agrada a garotada e vai acabar virando mais uma desnecessária e descartável franquia na história do cinema.


Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário