sexta-feira, 17 de julho de 2015

TOP 10: ATORES IMORTALIZADOS COMO HERÓIS DOS QUADRINHOS.

Grande estreia nos cinemas deste fim de semana, Homem-Formiga traz o debute do herói nas telonas, reforçando a atual fase das adaptações dos quadrinhos nas mais diversas mídias, que terá o próximo ano como ápice dessa excelente fase. Com uma legião de exigentes fãs do mundo inteiro, a cada novo lançamento vários questionamentos são feitos. Um dos que mais geram controvérsias é justamente sobre a escolha do ator e atriz que dará vida ao personagem tão cultuado. Alguns superam as expectativas a ponto de se tornarem imortalizados como o personagem. Boa parte, eram ilustres desconhecidos que graças a chance de interpretar um herói cultuado, acabaram sendo alavancados ao estrelato.  Nesta postagem vamos prestar uma homenagem aos atores que foram imortalizados como heróis dos quadrinhos.

10. Wesley Snipes como Blade e Christian Bale como Batman


Como falei na introdução acima, em via de regra, atores desconhecidos são alavancados ao estrelato após encarnar um herói dos quadrinhos. Alguns astros como Warren Beatty (como Dick Tracy), Sylvester Stallone (como Juiz Dredd), Ben Affleck (como Demolidor), Val Kilmer, George Clooney (ambos como Batman) e Nicolas Cage (como Motoqueiro Fantasma e, por pouco não não deu vida ao Superman), tentaram em vão inverter essa ordem. E começamos a nossa lista justamente com um empate entre dois astros que são exceção, por conseguirem esse feito raríssimo. Queridinho do bajuladíssimo e cultuado diretor Spike Lee no começo da carreira, Wesley Snipes enveredou pelos filmes de ação. Entre uma tranqueira e outra, Snipes deu vida de forma convincente ao herói fodão da Marvel, meio humano, meio vampiro, Blade em três filmes. Após um tempo no xilindró, Snipes está conversando com a Marvel sobre a possibilidade de mais uma vez viver o herói. Independente se vai rolar ou não, o fato é que ao falamos de Blade a imagem de Snipes como o implacável caçador de vampiros vem logo em nossa mente.


Já Christian Bale dispensa apresentações. O inglês indiscutivelmente um grande ator, com vários trabalhos memoráveis desde da sua estreia ainda pirralho em Império do Sol, ganhou uma chance de ouro do mestre Christopher Nolan ao ser escolhido para dar vida ao homem-morcego na fodástica e inesquecível trilogia. Nem mesmo coadjuvantes de ouro, nem a fantástica roubada de cena do saudoso Heath Ledger com uma atuação impressionante vivendo o Coringa no segundo filme, foram obstáculos para Bale ser imortalizado como o homem-morcego. Ben Affleck tem um abacaxi dos grandes nas mãos para também conseguir esse feito.

9. Arnold Schwarzenegger como Conan e Gerard Butler como Rei Leônidas


Outro empate em nossa lista desta vez entre dois saradões sem camisas que fizeram as minas pirarem. Criado pelo escritor Robert E. Howard, o bárbaro Conan ganhou sua versão em quadrinhos em 1970. Doze anos depois ganhou sua versão para as telonas, lançando ao estrelato um dos reis dos filmes de ação. É bem verdade que Arnoldão é bem mais conhecido como o exterminador T-800, e também que fez uma porrada de filmes de ação memoráveis. Mas, impossível não falar de Conan e não lembrarmos do brucutu. Nem mesmo Jason Momoa, que recentemente viveu o personagem nas telonas no remake, mesmo parecendo fisicamente com sua versão nos quadrinhos, conseguiu superar o brucutu austríaco, que está empolgadíssimo para em breve viver mais uma vez o personagem, na sua versão geriátrica. 


Outro que viu sua carreira decolar ao viver um brucutu saradão e seminu foi o escocês Gerard Butler, na adaptação para as telonas da graphic novel do mestre Frank Miller, 300. Ser escalado pelo mestre Zack Snyder para viver o fodão rei espartano, Butler não somente foi presenteado com o impulso que sua carreira precisava, mas, até agora, é seu personagem mais inesquecível, gabaritando-o a vim parar na nossa lista.

8. Lynda Carter como Mulher-Maravilha.


Depois de dois brucutus saradões e seminus, nada como limparmos a vista com essa beldade maravilhosa (Ops! Tosco trocadilho! Me desculpa! Não me contive). Única mulher da nossa lista, a atriz que tem linda até no nome (Ops! Outro tosco trocadilho), até hoje é lembrada com a heroína gostosa da DC no seriado televisivo dos anos 70. Diante de um colírio de encher os olhos como ela, até perdoamos a rodadinha tosca que ela dava para se transformar na heroína. A também beldade estupidamente linda Gal Gadot tem tudo para também ser imortalizada na personagem na sua versão para as telonas.

7. Patrick Stewart como Professor Charles Xavier.


Imortalizado na telinha como o capitão Picard de Star Trek: A Nova Geração, o britânico carequinha tinha tudo para engrossar a gigantesca lista de atores imortalizados na telinha, mas, com trabalhos inexpressivos nas telonas (me veio agora a ideia de em breve fazer um Top 10 sobre o tema). Até que em 2000, foi escalado pelo mestre Bryan Singer para viver o poderoso chefão dos X-Men e o resto já sabemos. Mesmo atualmente dividindo o personagem com o esforçado James McAvoy, Stewart sempre é lembrado como o herói.

6.  Lou Ferrigno como Hulk.


A partir daqui, no quesito imortalidade, a porra fica séria na nossa lista. Por mais que os Hulks digitais, que até agora deu as caras quartas vezes nas telonas, sejam indiscutivelmente fodásticos, impressionando tanto pelo realismo ao captar as expressões dos três atores que viveram o seu alter-ego Bruce Banner, quanto por ser idêntico ao dos quadrinhos, impossível não vim em mente o brucutu bombadão Lou Ferrigno. Por mais tosco que o divertidíssimo e inesquecível seriado seja, Ferrigno foi imortalizado como o mostrengo, a ponto de dublá-lo em animações e ainda fazer pontas nos dois filmes solos do mais brucutu e selvagem dos super-heróis.

5. Adam West e Burt Ward como Batman e Robin.


Com certeza os nomes mais controversos da nossa lista. Mas, polêmicas a parte, impossível não lembrar dos atores com a dupla dinâmica no seriado televisivo do morcegão dos anos 60. Por mais tosco que seja o seriado, com destaque ao morcegão fora de forma, West e Ward foram imortalizados como os heróis, e até hoje, são convidados a fazerem participações, tanto em eventos, e em programas como em Os Simpsons

4. Jonhnny Weissmuller com Tarzan


Os mais novos devem não saber, mas, desde dos primórdios da sétima arte, que Tarzan vem dando as caras. Provavelmente, é um dos heróis dos quadrinhos que mais ganhou versões para as telonas. Entre tantas adaptações, com direito até animação da Disney, o personagem criado em 1912 foi imortalizado pelo nadador Jonhnny Weissmuller, que ficou tão marcado como o personagem, a ponto de dá vida a outros heróis seminus da selva. O reinado de Weissmuller como o mais imortalizado ator como herói do quadrinhos só acabou no final dos anos 1970, e recentemente, com a coqueluche das adaptações, perdeu duas posições no nosso Top 10. Mas, indiscutivelmente, será sempre lembrando como o rei das selvas.

3. Robert Downey Jr. como Homem de Ferro.


Um exemplo cada vez mais raro de volta por cima na carreira de um astro hollywoodiano após problemas com drogas e por tabela com a justiça. o talentoso Robert Downey Jr. tornou-se astro da primeira grandeza hollywoodiana ao ganhar a chance de viver o herói enlatado e seu alter-ego, o milionário excêntrico Tony Stark. Graças ao seu inegável talento, o carismático astro hoje se confunde com o personagem, e garante o bronze na nossa lista. Ferro neles! 

2. Hugh Jackman como Wolverine.


Um caso típico de ator alavancado ao estrelato após interpretar um herói dos quadrinhos,  o australiano Hugh Jackman, nem era a primeira escolha do diretor Brian Singer, e só pegou o personagem porque o escolhido, o ilustre desconhecido Dougray Scott, se machucou nas gravações de Missão Impossível 2. De cara, logo na sua estreia, Jackman foi imortalizado, e hoje, é impossível imaginarmos outro ator dando vida ao mais fodão dos mutantes da Marvel, tanto pela a raríssima, e para mim a mais perfeita caracterização idêntica aos dos quadrinhos, como pelo talento do astro que, mesmo com indicações a prêmios como o Oscar, sempre volta a viver o mutante. De fato, com perdão do tosco trocadilho, mas, Jackman é Wolverine imortal.

1. Christopher Reeves como Superman.


Se hoje estamos vivendo a febre das adaptações dos super-heróis dos quadrinhos, devemos muito ao diretor Richard Donner, que inovou e abriu caminho para as adaptações para as telonas com Superman - O Filme. Por mais que vários atores já tenham dado vida ao Homem de Aço, impossível não lembrar do saudoso Christopher Reeves como o filho de Krypton, acompanhado da clássica trilha composta pelo mestre John Williams. Com exceção do bonitinho e meloso Em Algum Lugar do Passado, o saudoso ator não fez outro trabalho marcante, e acabou sendo mais um a sentir na pele a tal teoria da maldição que caem sobre os atores que viveram o super-herói. Mas, valeu a pena, já que Reeves ficou marcado para sempre como o Homem de Herói, e até hoje faz milhões de pessoas no mundo inteiro sonhar que o homem pode voar. 

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário