sexta-feira, 21 de novembro de 2014

RECORDAR É REVER: DEBI & LÓIDE - DOIS IDIOTAS EM APUROS.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. 

Debi & Lóide - Dois Idiotas em Apuros (Dumb and Dumber).
Produção estadunidense de 1994.

Direção: Peter e Bob Farrelly.

Elenco: Jim Carrey, Jeff Daniels, Lauren Holly, Teri Garr, Mike Starr, Karen Duffy, Victoria Rowell, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo e SBT) e em home vídeo (VHS).

Cotação

Nota: 9,5.  

Sinopse: Dois completos idiotas, Lloyd Christimas (Carrey) e Harry Dunne (Daniels), são amigos de longas datas que caem na estrada, após Lloyd achara que a sua amada Mary Swanson (Holly) deixa uma maleta no saguão do aeroporto onde ele a leva. O que ele não sabia é que a tal maleta estava grana para pagar o resgate do marido dela, que se encontra sequestrado. No caminho, os dois imbecis vão se metendo numa roubada atrás da outra, sem saber que suas vidas correm risco, já que os bandidos querem a grana que estão no poder dos idiotas.

Comentários: Há vinte anos atrás os irmãos Farrelly mostraram toda sua genialidade para o humor com este Debi & Lóide - Dois Idiotas em Apuros, um\ comédia hilária e divertidíssima que mesmo tendo esse longo tempo e sendo repetida exaustivamente, ainda consegue provocar gargalhadas, graças ao excelente roteiro escrito pela dupla de irmãos, recheado de piadas bobinhas, mas inesquecíveis, que ganhou forças graças ao talento individual e química perfeita da dupla Carrey e Daniels, ambos dando um show de atuação, em seus melhores e mais memoráveis personagens de suas respectivas carreiras, e com uma química perfeita, mesmo com a diferença absurda dos salários entre eles (Carrey ganhou US$ 7 milhões, enquanto Daniels apenas US$ 750 mil, apesar de ambos serem protagonistas). Resultado, não poderia ser outro: não somente o melhor trabalho, junto com Quem Vai Ficar com Mary?, dos geniais diretores como também uma das melhores comédias de todos os tempos. Filmaço engraçadíssimo que merece ser visto e revisto infinitas vezes, sem perder a graça.


Curiosamente, antes da continuação oficial que chegou aos cinemas na semana passada, este filmaço ganhou uma continuação  nove anos depois, Debi & Lóide 2 - Quando Debi Conheceu Lóide, lançada diretamente em home vídeo, com os irmãos Farrelly sendo substituídos no roteiro e direção pelos criadores do televisivo South Park , e com Carrey e Daniels sendo substituídos por dois atores inexpressivos, bem mais novos já que a trama, como o sub-título entrega, se passa nos anos 80, quando os figuraças idiotas se conhecem na adolescência e vão aprontar todas na escola que passam estudar, numa turma especial criada só para o diretor da escola (interpretado pelo impagável e eterno pai do Jim da franquia American Pie, Eugene Levy) embolsar uma verba estadual que vem para a escola. Apesar de tanto a  crítica, quanto os fãs, malharem pra caralho o filme que, traz a curiosa participação do atualmente metido à bosta do Shia LaBeouf (porra, que moral tem para falar mal de Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, se participou desta comediazinha lançada diretamente em home vídeo?), particularmente, não acho tão ruim e chega até ser engraçado, com os protagonistas simplesmente só imitando direitinho os protagonistas originais. Leva uma pisa e apanha feio do original, mas, se deixamos de lado as inevitáveis comparações, até que dar para se divertir com esse filminho que, assim como original, vive sendo exibido exaustivamente na TV, principalmente, no canal fechado TNT.

Debi & Lóide 2 - Quando Debi Conheceu Lóide (Dumber and Dumberer: When Harry met Lloyd).
Produção estadunidense de 2003.

Direção: Troy Miller.

Elenco: Erick Christian Olsen, Derek Richardson, Rachel Nichols, Eugene Levy, Cheri Oteri, Luis Guzman, Mimi Rogers, Bob Saget, Shia LaBeouf, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV por assinatura (TNT).

Cotação

Nota: 7,5.  

Sinopse e Comentários no parágrafo acima.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano. 


Trailer do filmaço original. 

 
Trailer da primeira continuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário