terça-feira, 16 de setembro de 2014

TÉDIO E MAIS UMA ADAPTAÇÃO DE BEST-SELLER TEEN EM SESSÃO DUPLA NO FERIADÃO.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. 

Rio, Eu Te Amo.
Produção brasileira de 2013.

Direção: Andrucha Waddington, Paolo Sorrentino, Fernando Meirelles e Cesar Charlone, Stephan Elliott, John Turturro, Guillermo Arriaga, Im Sang Soo, Carlos Saldanha, Nadine Labaki e José Pardilha. 

Elenco: Fernanda Montenegro, Eduardo Sterblitch, Rodrigo Santoro, Harvey Keitel, Claudia Abreu, Wagner Moura, Bruna Linzmeyer, Tonico Pereira, Roberta Rodrigues, Emily Mortimer, Laura Neiva, Marcelo Serrado, Vincent Cassel, Débora Nascimento, John Turturro, Vanessa Paradis, Regina Casé, entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 4 do complexo Kinoplex Maceió em 15 de setembro de 2014.

Cotação

Nota: 3,0.  

Sinopse: Terceiro filme da franquia Cities of Love, que reúne diretores de várias nacionalidades para realizarem curtas metragens. O foco agora é o Rio de Janeiro, onde onze diretores retratam dez histórias de amor. Entre elas, a história um taxista brasileiro (Serrado) que é convencido por um passageiro gringo (Ryan Kwanten) a escalar o Pão de Açúcar. Em outra, Leandro (Sterblitch) encontra sua avó (Montenegro), que ele achava está morta;perambulando pela cidade. Em outra, um boxeador (Márcio Rosário) que perde o braço precisa voltar aos ringues para pagar o tratamento de sua mulher (Neiva).

Comentários: Uma ideia interessante, mas, ao mesmo tempo arriscada. Afinal, se um filme com apenas um diretor muitas vezes sai uma merda, imagina um com onze diretores, cada um no seu quadrado, cuidando de sua parte. Desta vez o resultado foi decepcionante. Mesmo com um elenco estrelar e diretores competentes, Rio, Eu Te Amo é um filminho chatão, entediante ao extremo. Com exceção do primeiro episódio estrelado por Fernanda Montenegro e, principalmente, o último estrelado por Harvey Keitel e um garotinho fofo muito talentoso, as histórias são fracas, insossas, sem nenhuma emoção. Em síntese, um milk shake indigesto que não convence e frustra bastante. O Rio de Janeiro merecia uma homenagem muito melhor do que essa merda.



O Doador de Memórias (The Giver).
Produção estadunidense de 2014.

Direção: Phillip Noyce.

Elenco: Brenton Thwaites, Jeff Bridges, Meryl Streep, Katie Holmes, Alexander Skasgård, Odeya Rush, Taylor Swift, Cameron Monaghan, entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 06 do complexo Kinoplex Maceió em 15 de setembro de 2014.

Cotação

Nota: 7,0.  

Sinopse: Outra adaptação literária teen. A trama se passa no futuro, onde a humanidade vive numa comunidade paz e amor, mas, sem nenhuma emoção. O adolescente Jonas (Thwaites) vive numa boa nesta sociedade aparentemente perfeita, até quando atinge a maioridade, é escolhido para ser o receptor de memória. Nos seus encontros com o doador de memórias (Bridges), Jonas desperta para a realidade e tentará levá-la a todos. Algo que não agrada nem a pau a anciã chefe (Streep), que fará de tudo para embaçar os planos de Jonas.

Comentários: E a modinha de adaptação de best-sellers teen parece que não acaba. No caso de O Doador de Memórias chega cheia de moral pois traz dois atores veteranos oscarizados, Jeff Bridges e Meryl Streep. Enquanto o primeiro cumpre direitinho o seu papel, Streep parece está cansada de indicações a prêmios e desta vez não nos brinda com uma ótima atuação, não indo mais do que uma atuação burocrática. No geral, o filme é interessante, envolvente, pois se por um lado não conta com uma premissa inovadora, por outro conta com um bom roteiro que resulta num filme legalzinho, divertido, envolvente e empolgante em alguns momentos. Não chega a ser um novo Jogos Vorazes, mas, consegue cumprir direitinho a missão de ser um filme satisfatório e inteligente.  Vale a pena conferir, sem grandes expectativas.



Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário