sexta-feira, 22 de agosto de 2014

CINEBIOGRAFIA E CULINÁRIA EM SESSÃO DUPLA DE CINEMA.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. 

Não Pare na Pista - A Melhor História de Paulo Coelho.
Produção brasileira e espanhola de 2013.

Direção: Daniel Augusto.

Elenco: Júlio Andrade, Ravel Andrade, Lucci Ferreira, Fabíula Nascimento, Enrique Díaz, Paz Vega, entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 4 do Complexo Kinoplex Maceió em 20 de agosto de 2014.

Cotação

Nota: 4,0.  

Sinopse: Cinebiografia do escritor brasileiro Paulo Coelho (Júlio Andrade). O filme narra sua adolescência (Ravel Andrade) nos anos 60, sempre batendo de frente com seu pai (Díaz), motivo que o levou a ser internado num manicômio algumas vezes, sua parceria nos anos 70 com Raul Seixas (Ferreira), sua primeira jornada espiritual e de autoconhecimento no caminho, e em 2013 após uma cirurgia cardíaca, se encaminhando a uma festa dos 25 anos do livro O Alquimista.

Comentários: Sinceramente, mesmo com todos os méritos conquistados como escritor, não vejo motivos para se fazer uma cinebiografia de Paulo Coelho, que não seja apenas para bajular e massagear o seu ego. Ao meu ver, bem mais interessante seria uma cinebiografia do eterno maluco beleza Raul Seixas, inclusive, responsável pelos únicos momentos interessantes de Não Pare na Pista, graças a excepcional atuação de Lucci Ferreira. Contando com a mesma roteirista do mega-sucesso Dois Filhos de Francisco, o problema do filme, além da desinteressante e patética história do cinebiografado, é justamente os fatos contados fora da ordem cronológica, que se não torna o filme confuso, consegue torná-lo chato e entediante. O filme se salva graças as boas atuações dos Andrade que dividem o protagonismo, que só são ofuscadas pela já citada atuação de Ferreira, que rouba a cena como o maluco beleza, e a excelente maquiagem, que tornam Júlio Andrade de forma impressionante a cópia idêntica cagada e cuspida de Paulo Coelho.




Chef (Chef).
Produção estadunidense de 2014.

Direção: Jon Favreau.

Elenco: Jon Favreau, John Leguizamo, Sofia Vergara, Scarlett Johanson, Bobby Cannavale, Dustin Hoffman, Oliver Platt, Robert Downey Jr., entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 5 do Complexo Kinoplex Maceió em 20 de agosto de 2014.

Cotação

Nota: 6,5.  

Sinopse: O renomado chefe de cozinha Carl Casper (Favreau) é uma fera na arte culinária. Porém, nem sempre consegue utilizar seus dons, já que o dono do restaurante que trabalha (Hoffman) sempre está embasando sua criatividade. A última embasada, onde Carl foi impedido de fazer um prato caprichado e seguir o menu tradicional, lhe rendeu uma crítica demolidora de um blogueiro (Platt). Puto da vida, Carl chuta o pau da barraca, é demitido, e ainda diz umas verdades ao mala do blogueiro. Sensibilizada com os problemas de Carl, que afetam sua relação com seu filho, sua ex-esposa Inez (Vergara) o convida a uma viagem a Miami, onde lá, Carl receberá uma ajuda do ex-namorado dela (Downey Jr.) para realizar seu sonho de comprar e colocar na estrada um trailer de comida.

Comentários: Conhecido bem mais como o cara que dirigiu a fodástica trilogia da Marvel Homem de Ferro, o simpático Jon Favreau escreve, dirige, protagoniza e ainda convida seus amigos para participar desta comédia autoral. O resultado é um daqueles filmes que deixa o espectador com água na boca com os suculentos e aparentemente deliciosos pratos que são jogados diante dele, com um roteiro satisfatório que, além de despertar a nossa gula, consegue divertir em alguns momentos. Dos citados amigos convidados para a comilança, destaque para a micro participação de Robert Downey Jr., que provoca as maiores gargalhadas do filme, graças a mais uma ótima atuação, mais uma vez dando vida a mais um personagem figuraça. Em síntese, um bom filme e nada mais do que isso.



Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário