quinta-feira, 3 de abril de 2014

REMOENDO O BAÚ DA FELICIDADE EM DOSE DUPLA.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco.  

Splash - Uma Sereia em Minha Vida (Splash).
Produção estadunidense de 1984.

Direção: Ron Howard.

Elenco: Tom Hanks, Daryl Hannah, Eugene Levy, John Candy, Bobby Di Cicco, Tony Longo, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo) e em home vídeo (VHS).

Cotação

Nota: 8,0.  

Sinopse: Quando criança, Allen Bauer (Hanks) sofreu um acidente, sendo salvo por uma pequena sereia. Vinte e cinco anos depois, Allen reencontra sua salvadora, que adota o nome de Madison (Hannah). Os dois se apaixonam. Mas, não será fácil para os pombinhos ficarem juntos, já que Walter Kornbluth (Levy) um cientista aloprado do governo estadunidense que capturar a moça do rabão de peixe para fazer experiências.

Comentários: Tem alguém antenado e nostálgico responsável pela programação de filmes da poderosa emissora brasileira, já que cada vez mais vem pintando na telinha filmaços das antiga como Aliens: O Resgate, Karatê Kid, Top Gun, Um Tira da Pesada, entre outros. Mesmo que seja em horários inconvenientes como a tarde ou na madrugada, é inegável que a iniciativa é louvável. Ontem a tarde, foi a vez de retirarem do fundo do baú e exibir na Sessão da Tarde esta divertidíssima comédia da Disney que conta com um excelente roteiro que mescla ação e comédia, que ganha força graças ao seu elenco que embarcou numa boa no filme. Diversão leve, boba, cativante garantida que merece ser conferida. 


 
Clássico oitentista está disponível em DVD.

 
Também disponível em Blu-ray.


Esqueceram de Mim (Home Alone).
Produção estadunidense de 1990.

Direção: Chris Columbus.

Elenco: Macaulay Culkin, Joe Pesci, Daniel Stern, John Heard, Catherine O'Hara, Kieran Culkin, entre outros.

Blogueiro assistiu no extinto Cine Iguatemi, em home vídeo (VHS) e na TV aberta (Globo).

Cotação

Nota: 9,5.  

Sinopse: Uma família numerosa irá passar o natal em Paris. Na confusão da partida de casa, acabam contando o filho do vizinho que estava de bobeira por engano. O pequeno Kevin (Macauly Culkin) acaba sendo deixado em casa, algo que ele sempre sonhou. Animado por seu sonho se tornar real, Kevin vai aproveitar ao máximo seus dias como rei do pedaço. Mas, ele não contava que uma dupla de assaltantes, Harry (Pesci) e Marv (Stern), iriam resolver meter bronca justamente na sua casa. Só que quem será surpreendido será a atrapalhada  dupla.

Comentários: Ontem foi o dia da nostalgia, com a exibição de outra divertida comédia campeã de bilheterias. No intervalo do jogo do Mengão, zapeando pelos canais, sou surpreendido com a exibição desta comédia, tradicionalmente natalina, na tela da Band. Com um enredo simples, bem ao estilo de desenho animado, mas, muito divertido Esqueceram de Mim é um filmaço divertidíssimo ao extremo, que consegue agradar toda família e provocar gargalhadas fáceis das bobagens que vão rolando no desenrolar da história. Além do ótimo roteiro, o filme conta com elenco afiadíssimo, com destaque para o protagonista Culkin, que rouba a cena e arrebenta com seu carisma (infelizmente, hoje é mais um ex-astro mirim que quando cresceu, se fodeu), e a Pesci e Stern, hilários, bem a vontade e claramente se divertindo em fazer papel de bobos tanto quanto nós que nos deliciamos com o filme. 


Merecidamente o filme fez um enorme sucesso de bilheterias, o que motivou quatro continuações, sendo apenas a primeira com o elenco original e três lançadas diretamente em home vídeo e que sempre estão marcando presença no canal Fox. Mas, nem mesmo Esqueceram de Mim 2 - Perdido em Nova Iorque, que apenas repete o mesmo enredo, trazendo a ação para um hotel na cidade citada no sub-título, consegue superar e tirar o brilho de um filmaço tão divertido e inesquecível. Pena que a Band exibiu numa  noite de quarta, onde o futebol é que manda na TV aberta. Mas, a iniciativa  de exibir um clássico moderno no horário nobre ao invés dos costumeiros lixos de décima quinta categoria que a emissora exibe, é muito válida e bem-vinda. 


 
Divertido clássico, assim como suas desnecessárias continuações,
está disponível em DVD.

 
E também em Blu-Ray.

 
Trailer.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Um comentário:

  1. Splash, é um dos vários bons filmes que o Tom Hanks fez que passavam na sessão da tarde na minha época, também adoro o "Quero ser grande", "um dia a casa cai", "meus vizinhos são um terror", entre outros.
    Esqueceram de mim 1 e 2 são ótimos, as outras sequências não merecem nem ser lembradas.

    ResponderExcluir