sábado, 26 de abril de 2014

MAIS UM FILMAÇO NACIONAL PERDIDO NA MADRUGADA DA GLOBO.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco.  

Carandiru.
Produção brasileira de 2003.

Direção: Hector Babenco.

Elenco: Luiz Carlos Vasconcelos, Wagner Moura. Rodrigo Santoro, Ivan de Almeida, Milton Gonçalves, Caio Blat, Ricardo Blat, Lázaro Ramos, Aílton Graça, Gero Camilo, Maria Luisa Mendonça, Rita Cadillac, entre outros.

Blogueiro assistiu em home vídeo (DVD).

Cotação

Nota: 9,0.  

Sinopse: Baseado nos livro do médico Drauzio Varella, a trama mostra a rotina diária de alguns dos cerca de 7000 detentos do presídio Carandiru, em São Paulo, onde o médico (Vasconcelos) atua. A rotina do presídio é interrompida de forma trágica quando no dia 02 de outubro de 1992, para conter uma rebelião, a policia militar paulista invade o local, matando 111 detentos.

Comentários: Um reconstituição fiel de um presídio brasileiro, somado a um elenco fodástico formado por grandes atores brasileiros sob a batuta do veterano e competente diretor Babenco, com um enredo que tem como pano de fundo uma tragédia real. O resultado é um dos melhores filmes brasileiros não somente da atual fase da retomada como também de todos os tempos que, infelizmente, como a maioria dos filmes nacionais, sofre o descaso de ser exibido pela poderosa emissora carioca na madrugada. O filme tem um ótimo roteiro que trabalha bem o histórico dos personagens, apesar de cometer o gravíssimo erro de colocar boa parte destes como "coitadinhos", quando sabemos que na vida real a população carcerária não é, único motivo que não ganha a minha nota máxima. Deixando de lado esta pequena mas grosseira falha, o fato é que Carandiru é um filmaço que prova que nosso cinema nacional tem qualidade para dar e vender, não devendo, nem ficando atrás nem mesmo da poderosa indústria hollywoodiana.


Em tempo: Três anos depois, provavelmente devido ao enorme sucesso que fez nas bilheterias, o filme originou um seriado curtíssimo, com apenas dez episódios: Carandiru, Outras Histórias, trazendo de volta toda equipe e boa parte do elenco fodástico (Rodrigo Santoro e Wagner Moura, infelizmente, não deram às caras). Muito interessante, mantendo o mesmo alto nível tanto no roteiro como nas atuações. Uma pena que foi exibida apenas uma vez. Em compensação, pode ser conferido em dois DVDs. 

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano. 


 
Trailer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário