quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

CARLITOS BRASILEIRO.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco.  

Bonga, o Vagabundo.
Produção brasileira de 1969.

Direção: Victor Lima.

Elenco: Renato Aragão, Ronaldo Canto e Mello, Jorge Dória, Maria Cláudia, Neila Tavares, Orlando Drummond, entre outros.

Blogueiro assistiu em home vídeo (DVD) no dia 26 de dezembro de 2013.

Cotação

Nota: 8,5

Sinopse: Bonga (Aragão) é um vagabundo que vive perambulando pelas ruas do Rio de Janeiro, aplicando alguns golpes para sobreviver. Numa noite, quando é barrado numa boate, ele conhece o Mauricinho Ricardo (Canto e Mello), tão desocupado quanto Bonga e os dois ficam amigos. Cansado do filho folgado, seu pai (Dória) lhe dar um ultimato para ele se orientar e em dois meses, além de trabalhar na empresa da família, Ricardo terá que se casar. Como o folgado Mauricinho não quer compromisso com nada na vida, acaba aceitando a sugestão de Bonga em arrumar uma noiva de mentira, e acaba convidando a pinguça Maria Clara (Tavares), que é os quatro pneus e o estepe arriado por Ricardo a assumir o papel. Só que na hora exata que Ricardo irá apresentar a noiva para a  família, Maria Clara enche a cara. Para salvar o amigo,Bonga acaba colocando Sônia (Cláudia), misteriosa moça que ele conheceu na rua, e por quem está apaixonado, para assumir se passar como noiva de Ricardo. Obviamente, na vida amorosa, Bonga acaba tomando no boga.

Comentários: Sem sombra de dúvida, o vagabundo de Chaplin, conhecido por aqui como Carlitos, é um personagem ícone mais imitado de todos os tempos. Do eterno Chaves/Chapolin Chespirito até mesmo o rei Roberto Carlos já se caracterizaram como o personagem. Renato Aragão, fã confesso de Chaplin, além de encanar o personagem, também criou seu próprio vagabundo que recebeu o tosco título de Bonga. Declaradamente inspirado em Carlitos, Aragão escreveu a história deste filme, antes dele se juntar aos Trapalhões, que tem boas piadas e o enredo clichê dos filmes do saudoso grupo. Curiosamente, anos depois, Aragão voltou a dar vida ao Bonga, tanto em esquetes no programa Os Trapalhões, e também nas telonas em Os Vagabundos Trapalhões. Enfim, quem curte as pidas bobas e infantis do comediante cearense e do grupo vai curtir numa boa Bonga, O Vagabundo, um filme leve, bobinho e divertido, que consegue ser superior até mesmo a boa parte da filmografia dele e do grupo. 

Rick Pinheiro.
Cinéfilo. 


 
Filme completo, ripado de um VHS.

 
Filme está disponível em DVD.


Nenhum comentário:

Postar um comentário