sábado, 21 de setembro de 2013

AÇÃO E REFLEXÃO EM FICÇÃO INTELIGENTE.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco.

Elysium (Elysium).
Produção hollywoodiana de 2013.

Direção: Neil Blomkamp.

Elenco: Matt Damon, Jodie Foster, Alice Braga, Wagner Moura, Shalto Cooper, Diego Luna, William Fichtner, Faran Tahir, entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 03 do Complexo Kinoplex Maceió em 21 de setembro de 2013.

Cotação

Nota9,8. 

Sinopse: Em 2154, a humanidade está dividida. Enquanto alguns privilegiados endinheirados vivem na estação espacial Elysium, lugar onde não há doença e a galera vive numa boa, a galera menos favorecida vive na pobreza  total aqui na ferrada Terra, e sem nenhuma chance de ingressar em Elysium. Mas, a situação poderá mudar, graças a um homem: Max (Damon), que após sofrer um acidente e ter pouquíssimos dia de vida fará de tudo para ir a Elysium, para isso, recorrer a Spider (Moura), uma espécie de coiote, que lhe oferece a viagem, se antes, ele roubar os dados que está na mente de um figurão. Max aceita e sua luta acaba sendo não somente para salvar sua pele, mas, uma batalha contra a desigualdade e desumanidade.

Comentários: Antes de comentar este filme tão aguardado por mim, afinal, além de ser escrito e dirigido pelo criativo sul africano Blomkamp, conta no elenco com o nosso eterno Capitão Nascimento, o talentoso Wagner Moura, quero registrar e parabenizar à direção do Kinoplex Maceió pelo fato dos três lançamentos deste fim de semana chegarem por aqui no idioma original, com legendas, ao contrário do Centerplex e Lumière que, mais uma vez, desrespeitam o público local ofertando filmes na apenas na versão dublada. Feito a devida consideração, vamos ao comentários deste filmaço, segundo do diretor Neil Blomkamp, que se com um orçamento limitado surpreendeu a todos com a ficção inteligentíssima Distrito 9, imagina com muito mais grana. Sem se afastar de suas raízes políticas, mais uma vez, Blomkamp usa e abusa do gênero da ficção, para tocar em assuntos políticos delicadíssimos, e ainda por cima, caprichou ainda mais na ação, tornando seu novo trabalho, ao meu ver, ainda melhor que o primeiro.

Além de ter um roteiro criativo e muito bem escrito, Elysium conta com uma excepcional trilha, composta por um estreante que prova que tem talento de sobra, e também com um ótimo elenco, com boas atuações. Destaque para Shalto Cooper, amigo de infância do diretor e astro de Distrito 9 e, principalmente, para o nosso Wagner Moura, estreando com pé direito numa produção hollywoodiana, com um personagem de considerável destaque na trama, roubando a cena com uma  excelente atuação. Não querendo puxar sardinha para o nosso lado, mas, ao meu ver, Moura tem o melhor desempenho de todo elenco e tem tudo para brilhar em Hollywood tanto como brilha por aqui. 


Apesar da inegável excelente atuação de Moura, Elysium é bem mais do que um filme hollywoodiano de estreia. Tem seus méritos próprios, principalmente, pelo seu roteiro que prende a nossa atenção, com muita ação e, de forma criativa, nos faz refletir sobre as mazelas que tornam a nossa humanidade tão desumana. Em síntese, filmaço que agrada tanto aos fãs de uma boa ficção, como também de conteúdos sérios. Vale a pena assistir o quanto antes.


Rick Pinheiro.
Cinéfilo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário