segunda-feira, 15 de julho de 2013

RECORDAR É REVER: LEÃO BRANCO - O LUTADOR SEM LEI.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. 

Leão Branco - O Lutador Sem Lei (Lionheart).
Produção estadunidense de 1990.

Direção: Sheldon Lettich.

Elenco: Jean-Claude Van Damme, Harrison Page, Deborah Rennard, Lisa Pelikan, Ashley Johnson, Brian Thompson, Abdel Qissi, Michel Qissi, entre outros.

Blogueiro assistiu em home vídeo (VHS e  DVD).

Cotação:

Nota: 7,5

Sinopse: Ao saber que o irmão sofreu um emboscada, deixando esposa e filha na pindaíba, o soldado da Legião Estrangeira Lyon Gaultier (Van Damme) pede aos seus superiores dispensa. Ms, como a mesma é negada Lyon chuta o pau da barraca e meia-dúzia de colegas de farda e deserta, indo a Los Angeles. Sem um tostão no bolso, acaba conhecendo Joshua (Page), um ex-lutador que promove lutas clandestinas. A fim de ganhar uma grana para se manter e sua família, Lyon acaba participando das lutas. Devido ao seu talento nato, é apresentado a Cynthia  (Rennard), um ricaça que promove este tipo de lutas para a grã-finada.

Comentários: Sem sombra de dúvida, Jean-Claude Van Damme foi o ocidental que mais se aproximou a preencher a vaga deixada pelo saudoso Bruce Lee, graças, principalmente, ao já clássico O Grande Dragão Branco e outros filmes de baixo orçamento que atuou posteriormente. Pena que quando estava no auge das super-produções,  Van Damme fez a burrada de se meter com drogas o que fudeu com a carreira dele que hoje, está na merda, tentando, até o presente momento, inutilmente reerguê-la. 

Leão Branco - O Lutador Sem Lei marca justamente o último filme do astro antes das super-produções. Com um bom roteiro escrito por ele e seu parceiro Lettich, responsável também por O Grande Dragão Branco, que dosa o drama com a ação, o filme traz um boa atuação do baixinho belga  tanto como lutador quanto como ator. Além da boa atuação do astro, que arrebenta nas interessantes e bem feitas sequências de luta, vale também para ver Billy Blanks (o vilão de O Rei dos Kickboxers), Brian Thompson (o vilão do clássico Stallone Cobra) e, posteriormente, viria a encarar Van Damme em A Irmandade) e os irmãos Michel (o Tong Po da franquia Kickboxer) e Abdel Qissi (o vilão Khan em Desafio Mortal) todos candidatos a astros de ação classe C que não vingaram,. Ao contrário da maioria massacrante das produções dos anos 80 e 90, Leão Branco aparece na telinha de vez em quando no canal por assinatura A&E. Vale a pena conferir os bons e saudosos tempos do eterno Dragão Branco, Van Damme.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

 
Trailer.

6 comentários:

  1. muito bom rick , adoro os filmes do van damme e adoro tbm estas postagem recordar e rever , vc poderia fazer um tbm do outro filme dele desafio mortal que eu tbm acho muito bom !!

    ResponderExcluir
  2. Filme muito bom, mas não acredito em uma reviravolta na carreira do Van Damme.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que você gostou, Jhofrei.

    Sobre o filme sugerido, assim como também Leão Branco - O Lutador Sem Lei, já foram comentados alguns anos atrás aqui no blog, na postagem que fiz uma retrospectiva da carreira do Van Damme.

    Tanto você quanto o Maykon e quem mais quiser podem conferir no link: http://blogdorickpinheiro.blogspot.com/2011/10/os-melhores-filmes-de-van-damme.html .

    Maykon, respeito a sua opinião. Porém, devo lembrar que reviravoltas vivem acontecendo na sétima arte, principalmente, com a dupla de diretores Quentin Tarantino e Robert Rodriguez tirando da merda e dando uma força para reerguer a carreira de muitos ídolos das antigas.

    Só para lembrar:
    * John Travolta era tido por muitos como ultrapassado e depois de Pulp Fiction, voltou ao primeiro time.

    * Mickey Rouke, ex-sexy-simbol, ex-boxeador, ninguém lembrava dele, de repente, alguém lhe deu uma chance, levou um Oscar p estante.

    E o caso mais emblemático de todos, na minha opinião, o carismático Robert Downey Jr., mergulhado nas merdas das drogas, alguém deu uma chance a ele ali, outro acolá, e de repente, ganhou um personagem do segundo time da Marvel e o transformou no ícone do cinema.

    Evidente que, para cada um dos três casos isolados citados, existem milhões de outros na merda, sem chance de se reerguerem.

    Não sei mesmo se Van Damme, Mel Gibson, Wesley Snipes, Cuba Gooding Jr., entre tantos outros, se encaixam na regra ou nas exceções de reviravoltas. Tudo vai depender se vai pintar a tal chance de ouro e eles irão ou não escolhê-la e abraçá-la.

    Particularmente, torço bastante por Van Damme, pelos citados e tanto outros que, por algum motivo, ferraram com suas carreiras.


    ResponderExcluir
  4. O Patrick Dempsey também conseguiu voltar depois um longo tempo esquecido após o ótimo "Namorada de Aluguel". No caso do Van Damme, eu particularmente acho improvável porque só vejo ele papéis de ação com pancadaria (o que reduz suas chances devido á idade mmeio avançada), ao contrário dos exemplos citados que podem atuar em filmes de ação, comédia ou um drama.

    ResponderExcluir
  5. qual e o nome do ator que fez o atila ?

    ResponderExcluir
  6. Somos dois, Karina Oliveira! Amo filmes sobre lutadores, que em sua grande maioria, trazem histórias inspiradoras e motivacionais!

    Ainda não assistir Mãos de Pedra! Irei assisti-lo e fazer um post sobre ele. Muito obrigado pela dica!

    Obrigado também pela visita e por deixar seus comentários! Seja sempre bem-vinda e sinta-se à vontade para deixar seus comentários!

    ResponderExcluir