segunda-feira, 10 de junho de 2013

MAIS UM CLÁSSICO REVITALIZADO.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco.  

O Grande Gatsby (The Great Gatsby).
Produção estadunidense de 2013.

Direção: Baz Luhrmann.

Elenco: Leonardo DiCaprio, Tobey Maguire, Carey Mulligan, Isla Fisher, Elizabeth Debicki, Joel Edgerton, entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 03 do Complexo Kinoplex Maceió em 10 de junho de 2013.

Cotação

Nota8,5

Sinopse: Quarta versão para as telonas do livro homônimo de F. Scott Fitzgerald (1896 - 1940). Nick (Maguire) é fascinado pelo seu vizinho, o misterioso e milionário egocêntrico Jay Gatsby (DiCaprio). Até que um belo dia recebe um convite do carinha para uma festa. Os dois ficam amigos e Gatsby um dia revela tem uma paixão por sua prima Daisy (Mulligan). Nick resolve juntar os dois, ignorando que ela é casada com o também ricaço Tom Buchanan (Edgerton), seu amigo antigo dos tempos de faculdade. E a merda está feita..

Comentários: Confeso que sou um pouco preconceituoso em relação ao uso do 3D em filmes fora dos gêneros ação, aventura, ficção, terror e animação. Por isso mesmo que estou puto que o nosso primeiro filme nacional no formato seja uma comédia. Achei uma das ideias mais bizarras dos últimos tempos e cada vez que assisto o trailer de Se Puder... Diriija! com mais vontade de passar longe dos cinemas e não assisti-lo eu fico, e mesmo contra-gosto vou assisti-lo, só para comentar aqui (a priori, descer a lenha porque promete ser uma merda). Também fiquei com o pé atrás, assim como outro cinéfilo alagoano, meu amigo virtual Uriel Morais, com o fato da nova adaptação de O Grande Gatsby, um drama, seja no formato. Mas, ao contrário da tosca comédia nacional, fiquei com vontade assistir, afinal, o filme é dirigido por Baz Lurhman que nos seus filmes mais conhecidos, o interessante Romeu + Julieta, também com DiCaprio e o chatíssimo mas bajuladísssimo musical Molin Rouge - Amor em Vermelho, ousou e usou e abusou do visual carnavalesco da Marquês Sapucaí, o que fez rever meus conceitos e ir ao cinema conferir seu novo trabalho, o primeiro em 3D. 

Logo de cara meu preconceito contra o gênero do drama em 3D foi embora, já que o filme tem um belíssima fotografia e cenários grandiosos que só realçaram no formato, colocando muitos filmes no formato, até mesmo dos gêneros que considero padrão.. O tom carnavalesco do diretor permanece, mas, desta vez somente o necessário para mostrar  as surtuosas festas de Gatsby. Com um excelente roteiro e ótimas atuações, O Grande Gatsby é uma  agradável surpresa. Não assistir as outras três versões, mas, aposto que esta tenha sido a mais luxuosa de todas. Em síntese, uma mega-produção que não somente encanta os olhos, mas, envolve o expectador de tal maneira, que nem sentimos passar as mais de duas horas de produção. Visual e conteúdo na medida certa. Não perca!

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário