sexta-feira, 17 de maio de 2013

CLÁSSICOS DA AMÉRICA VÍDEO: CRIATURAS 3 E 4.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco.   

Na segunda metade dos anos 80, com o estouro do terrir Gremlins, a New Line, que já vinha faturando alto com o gênero de terror, principalmente, a franquia A Hora do Pesadelo, resolveu pegar  carona na produção de Steven Spielberg dirigida por Joe Dante, e lançar seus monstrinhos terríveis. Eis que surge o tosco trashão Criaturas que, surpreendentemente, fez sucesso, gerando uma quadrilogia, onde as três continuações chegaram por aqui diretamente em home vídeo, sendo os dois últimos lançados pela saudosa América Vídeo. Aproveito para comentar toda quadrilogia, onde dois filmes, tem uma pequena e curiosa relação com a mega-produção Titanic de James Cameron. Quer saber que ligação é essa? Leia com atenção a nossa postagem, que no decorrer da mesa você descobrirá.

Criaturas (Critters).
Produção estadunidense de 1986.

Direção: Stephen Herek. 

Elenco: Dee Wallace Stone, M. Emmet Walsh, Billy Green Bush, Scott Grimes, Nadine Van Der  Velde, Don Keith Opper, Lin Shaye, Billy Zane, Ethan Phillips, Terrence Mann,  entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (SBT), em home vídeo (VHS) e online (Youtube).

Cotação

Nota: 3,5.  

Sinopse: Os Critters são esfomeadas  criaturinhas extraterrestres que fogem de uma prisão espacial e vão parar em nosso planeta, caindo numa pacata cidadezinha no feofó dos Estados Unidos. Em seu escalço, chegam uma dupla de caçadores espaciais que assumem a forma de humanos. Enquanto os mercenários do espaço chegam e vão na trilha dos Critters, que vai aterrorizando a cidadezinha, uma família encara uma especial marcação cerrada das toscas criaturinhas.

Comentários: Tem artista que fica marcado por um personagem e, sempre que os produtores sem criatividade querem, o contrata. É o caso de Dee Wallace Stone, a mãezona do clássico E.T. - O Extraterrestre e que neste trashão faz justamente a mãe da família que as toscas criaturinhas espaciais marcam em cima. Trashão desde sua concepção, impossível levar a sério um filminho com roteiro tão tosco e patético que, como foi dito na introdução, pega carona no sucesso de Gremlins. , que no Brasil, ainda pegou carona nos fodásticos A Hora do Pesadelo e A Hora do Espanto, chegando no cinema com o tosco título A Hora das Criaturas. Susto nenhum, risadas involuntárias, obviamente pelo fato do filme ser um trashão assumidíssimo. Inacreditável como algo tão tosco gerou uma franquia. Vai entender os consumidores sem senso crítico, que acolhem qualquer lixo que é imposto. De tão tosco e ridículo, e também  pela presença de Billy Zane, o vilão de Titanic (metade da relação da tosca franquia com a mega produção de Cameron), nem seu primeiro filme com fala (sua estreia nas telonas foi como um dos parceiros do vilão Biff em De Volta para o Futuro) vale a pena ser conferido e dar altas risadas.

 
Filme completo, na versão dublada.

Criaturas 2 (Critters 2).
Produção estadunidense de 1988.

Direção: Mick Garris. 

Elenco: Scott Grimes, Don Keith Opper, Terrence Mann, Liane Curtis, Barry Corbin, Tom Hodges, Sam Anderson, Lindsay Parker, Cynthia Garris, Herta Ware, Lin Shaye, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo), em home vídeo (VHS) e online (Youtube).

Cotação

Nota5,0

Sinopse: Brad (Grimes) o pirralho que encarou junto com a família, as terríveis Critters está de volta a cidadezinha para visitar sua avó na Páscoa. O que ele não esperava é que as toscas criaturas do espaço teriam deixados ovos, recheados de novos critters que justamente serão usados como ovos de páscoas para as criancinhas que a vovó Brown toma conta. Brad irá encarar de novo os mostrengos, mais uma vez contando com o seu amigo sem noção Charlie (Opper) que agora faz parte dos mercenários do espaço que botam para foder em cima das toscas criaturinhas do espaço.

Comentários: Único filme da franquia trash a pintar na telinha da Globo, Criaturas 2, praticamente mantém o mesmo nível tosco do filme original, nos provocando risadas involuntárias, com um roteiro regular, um pouquinho mais cuidado que o original. Assim como o primeiro filme, Criaturas 2 é assumidamente trashão, sem se levar a sério em nenhum momento. Mais uma vez, nada de  coerência, muito menos de sustos, mas, gargalhadas ao monte (não tem como chorar de rir com sequências, como a do ataque das criaturas a um cara vestido de coelhinho da Páscoa, do mercenário espacial que se transformar numa loira peituda, das criaturas rolando mais parecendo um bolo de pentelhos ambulante atacando o povo ou quando uma garotinha foge no velocípede do ataque das tais bolas de pentelhos). Consegue a proeza de ser melhor e muito mais divertido que o original. Encare mais uma vez e tenha garantia de mais risadas. 

 
Criaturinhas toscas não perdoam e coelhinho da Páscoa se fu...

 
Filme completo e na  versão legendada.

Criaturas 3 (Critters 3).
Produção estadunidense de 1991.

Direção: Kristine Peterson. 

ElencoDon Keith Opper, Aimme Brooks, Leonardo DiCaprio, John Calvin, Katherine Cortez, Geoffrey Blake, Diana Bellamy, William Dennis Hunt, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (SBT), em home vídeo (VHS) e online (Youtube).

Cotação

Nota5,5


Sinopse: Uma família de mudança para num acampamento de trailer, tempo suficiente para fazer amizade com outro garoto que, coincidentemente é o enteado do senhorio da família, oconhecer Charlie (Opper), que se apresenta como caçador espacial, contando em flashbacks suas aventuras anteriores, enquanto que as toscas criaturas espaciais pegarem carona no trailer. No novo lar, os critters confirnam e passam atacar a família e os outros moradores do prédio.

Comentários: Primeiro lançado em home vídeo pela saudosa América Vídeo, com certeza é o filme da tosca franquia que hoje desperta mais interesse e curiosidade pela presença de ninguém menos que o astro hollywoodiano Leonardo Di Caprio (segunda metade da ligação da franquia trash com Titanic), pivetão, em sua estreia nas telonas. Como só assistir o filme na versão dublada, não posso fazer nenhum comentário sobre atuação de DiCaprio. Desta vez, ensaia-se uma tentativa de inovar a franquia, saindo do lugar comum, mas fica no meio do caminho no quesito falta de criatividade e furos no roteiro. Se nos dois primeiros filmes copiava descaradamente o primeiro Gremlins, desta vez o pirateado toscamente é o segundo, já que a exemplo deste, as vítimas são confinadas num prédio com as patéticas criaturas. Enfim, mesma merda de sempre que serve apenas de desculpa para o trashão correr solto o que nos obriga, mais uma vez, a não levar o filme a sério em nenhum momento. Aliás, este é o ponto positivo, talvez o único, da franquia: não se levar a sério em nenhum momento.  Logo, se não for muito exigente, até que dar para encarar este trashão que consegue ser sair bem; Ligeiramente um pouquinho melhor que os demais.

 
DiCaprio posando todo felizão com um dos critters.
Duvido que hoje em dia tenha tanto orgulho do filme.



Criaturas 4 (Critters 4).
Produção estadunidense de 1992.

Direção: Rupert Harvey. 

Elenco: Don Keith Opper, Terrence Mann, Paul Whitthorne, Anders Hove, Angela Bassett,  Brad Dourif, Eric Dare, Martine Beswick, Anne Ramsay, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (SBT) e home vídeo (VHS).

Cotação

Nota: 3,0.  


Sinopse: A trama começa um ano depois dos fatos ocorridos no último filme, com Charlie (Opper) em algum lugar do Kansas caçando as toscas criaturas, quando recebe uma mensagem do seu ex-parceiro (Mann) que estão suspensas as caçadas aos critters. Guardando os ovos dos critters numa microespaçonove, o tonto do Charlie acaba ficando aprisionado na mesma, indo parar no espaço. Em 2045, perto de Saturno, uma espaçonave tripulada recebe a missão de encontrar a microespaçonave que anda vagando pelo espaço. Quando encontrada, Charlie é despertado, assim como, obviamente, os ovos dos critters, dando início a mais um ataque "aterrorizante" e tosco das criaturas.


Comentários: Depois de avacalhar Gremlins nos três filmes anteriores, o último filme da franquia trash avacalhar e piratear da mesma forma tosca de sempre o clássico fodástico Alien: O 8º Passageiro, ao tirar a trama da terra e deslocá-la para o espaço e no futuro. Contando no elenco com o eterno  Brinquedo Assassino Chucky Brad Dourif, desta vez quem  dar as caras na franquia, pagando um mico é a estrela do segundo escalão hollywoodiano, Angela Bassett, que tem como destaque na carreira ter dado vida a cantora Tina Tunner, na cinebiografia Tina. Mais uma vez, tenta-se inovar a franquia com um novo enredo e mais uma vez, sem criatividade nenhuma, muito menos se levando a sério. Cenários fuleiros, trilha ruim, só tornam o filme ainda mais tosco. 


 
"Chucky" (a frente) e "Tina Tunner" encarando as toscas criaturas.

 
Trailer.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

2 comentários:

  1. O primeiro filme foi lançado nos cinemas aqui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinícius!

      Acredito que sim, pois lembro que tinha um cartaz no cinema no espaço dos futuros lançamentos.

      Obrigado pela visita! Volte sempre ao nosso blog! É muito bem-vindo!

      Excluir