quinta-feira, 18 de abril de 2013

TODO MUNDO EM PÂNICO NA BAND.

Desde do último sábado e nos próximos dois sábados, a Band está exibindo os três primeiros filmes da divertida franquia Todo Mundo em Pânico, que ainda este ano ganhará mais um filme. Assim como o primeiro filme parodiado pela franquia, Pânico, ressuscitou o gênero do terror, que teve seu auge nos anos 80 e que andava desfazado, Todo Mundo em Pânico fez o mesmo pelo sub-gênero da comédia das paródias, além de ser responsável pelo estouro na carreira dos irmãos Wayans (Keenen Ivory na direção, enquanto Shawn e Marlon atuando) e seu humor politicamente incorreto mas engraçado, da gatinha Anna Faris, que praticamente virou uma musa da comédia, e de ressuscitar as carreira do diretor David Zucker, que nos anos 80, foi um dos diretores do clássico Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu e dirigiu a trilogia Corra que a Polícia Vem Aí, estrelada pelo saudoso Leslie Nielsen, outro que também teve a carreira ressuscitada na franquia Todo Mundo em Pânico

A franquia teve início em grande estilo em 2000 com Todo Mundo em Pânico, até agora, o melhor e mais engraçado. De forma criativa e engraçadíssima, o filme de estreia, além de parodiar Pânico, também não poupou sacanear outros campeões de bilheteria como A Bruxa de Blair, Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado, O Sexto Sentido e Matrix. Dirigido por Keenen Ivory Wayans que escalou seus irmãos Shawn Wayans e Marlon Wayans, parceria que seria repetida no filme posterior da franquia e também em As Branquelas e O Pequenino, Todo Mundo em Pânico está repleto de piadas pesadas e politicamente incorretas, porém, muito engraçadas. Somado a um elenco afiadíssimo que embarcou numa boa na sacanagem comandada pelos Wayans, Todo Mundo em Pânico é uma excelente paródia que, consegue a proeza rara de ser tão boa como as clássicas dos anos 80, e como estas não consegue deixar de ser engraçada mesmo depois de tanta exibições. Para ser visto, revisto e cair na gargalhada sempre. Imperdível.

Merecidamente, o filme de estreia fez um enorme sucesso de público. Sem perder tempo, no ano seguinte, os irmãos Wayans são convocados e parte do elenco original volta com tudo em Todo Mundo em  Pânico 2, que tem como principais parodiados A Casa Amaldiçoada e A Casa da Colina, mas, não sobrou tirar onda de outros sucessos como o clássico O Exorcista (para mim, junto com a cena do palhaço tarado, as melhores e mais engraçadas sequências do filme), As Panteras, entre outros, na trama onde Cindy Campbell (Anna Faris), vão passar um tempo numa casa onde um ano antes aconteceu um exorcismo, a convite e supervisão do professor Oldman (Tim Curry). Apesar do humor politicamente incorreto ainda permanecer, o segundo filme da franquia tem um roteiro que deixa um pouco a desejar, com poucas piadas que realmente são engraçadas,. Não chega a ser o pior filme da franquia, mas, não tem o mesmo brilho e humor que o primeiro. Provavelmente, os produtores também não devem ter gostado do resultado, já que os Wayans se despedem da franquia neste filme que se não é o mais engraçado, pelo menos dar um banho em muitas paródias produzidas posteriormente.

Em 2003, sai o humor politicamente incorreto dos irmãos Wayans e entra o pastelão anárquico e pastelão do veterano David Zucker no engraçadíssimo Todo Mundo em Pânico 3. Do elenco original, apenas Faris e Regina Hall (curiosamente sua personagem, Brenda, morre nos quatro filmes da franquia) permaneceram, mas, em compensação, Zucker convoca os impagáveis Charlie Sheen (seriado televisivo Dois Homens e Meio, e no começo dos anos 90 estrelou os dois Top Gang) e Leslie Nielsen, este último o maior ícone das paródias, na trama que parodia principalmente O Chamado e Sinais, onde a agora jornalista Cindy (Faris) investiga uma fita que mata quem assiste em sete dias e a relação com estranhos sinais que aparecem no campo do fazendeiro e ex-pastor Tom Logan (Sheen). É inegável que Zucker dar novo vigor a franquia, recuperando-a da frustração do decepcionante segundo filme, com um ótimo roteiro repleto de piadas engraçadíssimas, fazendo jus a sua filmografia. Divertido e hilário, para mim, só perde ligeiramente para o primeiro filme.

Mas, infelizmente, errar é humano, e o mestre Zucker pisa na bola em Todo Mundo em Pânico 4. A começar por escalar o fraco e sem graça Craig Bierko para dividir o protagonismo com Faris. Parodiando, principalmente, Guerra dos Mundos e O Chamado, a trama traz Cindy (Faris) que ao fazer um bico como enfermeira cuidando de uma senhora, conhece o vizinho desta, Tom Ryan (Bierko), um pai solteiro e divorciado, justamente quando o planeta é invadido por alienígenas. O filme tem um roteiro fraquíssismo, com pouquíssimas piadas realmente engraçadas (em compensação, a sequência onde o personagem de Charlie Sheen, ao tentar cometer suicídio, toma um pote cheio de viagra, para mim, é a mais engraçada de toda franquia e toda vez que assisto, choro de rir), repercutindo no resultado final, ou seja, o filme mais fraco da franquia. Uma triste despedida de Zucker, Faris e Hall, que não estarão no novo filme.

Mesmo com os tropeços dos filmes pares, é inegável que a franquia Todo Mundo em Pânico é uma das melhores e mais  engraçadas da história do cinema, entrando para a seleta galeria das paródias inesquecíveis como Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu!, Top Secret - Superconfidencial, Corra que a Polícia Vem Aí e Top Gang 2 - A Missão. Se o quinto filme, que estrearia por aqui este mês, mas, foi adiado para junho, manterá a boa sina dos filmes ímpares ou irá ser exceção, ainda é uma mistério. Enquanto esperamos, vale a pena rever os quatro filmes da franquia. 

Rick Pinheiro.
Cinéfilo. 

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco.  

Todo Mundo em Pânico (Scary Movie).
Produção estadunidense de 2000.

Direção: Keenen Ivory Wayans.

Elenco: Anna Faris, Regina Hall, Shawn Wayans, Marlon Wayans, Shannon Elizabeth, Lochlyn Monro, Jon Abrahams, Dave Sheridan, entre outros.

Blogueiro assistiu no cinema, em home vídeo (DVD) e na TV Aberta (Globo e Band).

Conceito: 

Nota: 10,0.   

Sinopse Comentários no decorrer da postagem.   


Todo Mundo em Pânico 2 (Scary Movie 2).
Produção estadunidense de 2001.

Direção: Keenen Ivory Wayans.

Elenco: Anna Faris, Regina Hall, Shawn Wayans, Marlon Wayans, Shannon Elizabeth, Tim Curry, David Cross, Toni Spelling, James Woods, entre outros.

Blogueiro assistiu no cinema, em home vídeo (DVD) e na TV Aberta (Globo).

Conceito: 

Nota: 7,0.   

Sinopse Comentários no decorrer da postagem.  


Todo Mundo em Pânico 3 (Scary Movie 3).
Produção estadunidense de 2003.

Direção: David Zucker.

Elenco: Anna Faris, Regina Hall, Charlie Sheen, Leslie Nielsen, Simon Rex, Anthony Anderson,  Kevin Hart, Queen Latifah, Eddie Griffin, Pamela Anderson, Ja Rule,  entre outros.

Blogueiro assistiu em home vídeo (DVD).

Conceito: 

Nota: 9,5.   

Sinopse Comentários no decorrer da postagem.

Todo Mundo em Pânico 4 (Scary Movie 4).
Produção estadunidense de 2006.

Direção: David Zucker.

Elenco: Anna Faris, Regina Hall, Craig Bierko, Charlie Sheen, Leslie Nielsen, Simon Rex, Anthony Anderson,  Kevin Hart, Carmen Electra, Dr. Phil, Shaquile O'Neal, James Earl Jones,  entre outros.

Blogueiro assistiu em home vídeo (DVD).

Conceito: 

Nota: 6,0.   

Sinopse Comentários no decorrer da postagem. 

 

 
Trailer do novo filme que promete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário