sexta-feira, 26 de abril de 2013

ÉPICO DE FERRO.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco.  

Homem de Ferro 3 (Iron Man 3).
Produção estadunidense de 2013.

Direção: Shane Black .

Elenco: Robert Downet Jr., Gwynelth Paltrow, Don Cheadle, Ben Kingsley, Guy Pearce, Rebeca Hall, Jon Favreau, Miguel Ferrer, Mark Ruffalo, entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 03 do Complexo Kinoplex Maceió em 26 de abril de 2013.

Conceito

Nota: 8,0.  

Sinopse: A vida não está fácil para Tony Stark (Downey Jr.), desde que encarou extraterrestres, junto com seus amigos do grupo Os Vingadores. O cara não consegue dormir, vive tendo ataque de ansiedade e tem suas neuras, com receio que algo grave aconteça com sua namorada, Pepper Potts (Paltrow). Para complicar ainda mais, o terrível terrorista Mandarim (Kingsley) vive orquestrando diversos ataques, tirando a vida de milhares de inocentes. Quando um desses ataques atinge seu ex-segurança e amigo Happy Hogan (Favreau), Stark desafia o terrorista. O que ele não contava é que o desafio fosse aceito e o Mandarim botasse para foder em cima dele, atacando e destruindo a sua mansão. Aproveitando que foi dado como morto, Stark investiga quem de fato é o terrorista, a  tempo que tenta deixar de lado sua neuras e dar a volta por cima. 

Comentários: Madrugada passada mal dormida, dia cheio e para completar uma noite chuvosa. Tudo favorecendo para a pessoa ficar em casa, debaixo das cobertas, tomando um chocolate quente. Mas, um cinéfilo como eu jamais deixaria de encarar a pre-estreia de um filmaço que prometia. Afinal, os dois primeiros filmes da franquia são excelentes (apesar do primeiro ser superior), sem falar que é o primeiro filme da Marvel após o fodástico The Avengers - Os Vingadores. Logo, como não me animar em encarar o desafio e está entre os primeiros alagoanos e quem nos visita a assistir um dos filmes mais aguardados do ano.

Para início de conversa, Homem de Ferro 3 surpreende e supera todas as expectativas. A começar pelo excelente roteiro, repleto de reviravoltas e surpresas, que dosa perfeitamente ação,  drama e, obviamente, o humor, afinal, estamos falando do figuraça Tony Stark, personagem que caiu como uma luva para Robert Downey Jr. que mais uma vez arrebenta e dar um show de atuação, deitando e rolando num personagem que conhece tão bem. É o carisma do talentoso ator que transformou um personagem do segundo escalão da Marvel neste herói fodão e idolatrado por inúmeros fãs. No novo filme, Downey Jr. chega ao ápice  de sua atuação na pele do personagem. Se for mesmo o último filme solo do herói (Homem de Ferro voltará em Os Vingadores 2), Downey pode tranquilamente colocar a cabeça no travesseiro, pois, cumpriu e superou a missão que lhe foi confiada.

Para dividir cena com alguém tão carismático, algo raro nos filmes de herói, onde sempre o vilão rouba a cena, a exemplo dos filmes anteriores, um grande ator vencedor do Oscar é escalado. Depois de Jeff Bridges e Mickey Rouke, chega a vez de Sir Ben Kingsley emprestar seu talento para viver um vilão. E o eterno Gandhi não faz feio e surpreende, numa ótima atuação. Quem também não fica atrás é Guy Pearce, que simplesmente aproveita a reviravolta que seu  personagem tem no decorrer da história e rouba a cena.

Além do excelente roteiro e do elenco afiado, o filme ainda conta com efeitos especiais caprichados de encher os olhos. Tudo isso muito bem conduzido por Shane Black, também um dos roteiristas do filme, resulta no mais épico de todos os filmes da Marvel até o  momento, conseguindo o feito heroíco e surpreendente de não somente manter o mesmo nível do anterior The Avengers - Os Vingadores, mas, ligeiramente superá-lo. Enfim, valeu a pena encarar a chuva, as filas quilométricas para comprar a pipoca e ingressar na sala, pois, o resultado final é um épico. Filmaço! Disparado, o melhor dos filmes solos do herói. Haja coração para os próximos filmes da Marvel!

Ah, dois lembretes. O primeiro, é que fique atento a participação do figuraça Stan Lee, um dos pais dos personagens, que aparece  bem mais rápido do que o costume como um velho tarado juiz de um concurso de miss. E o segundo, sobre a cena pós-crédito, apesar de não revelar nada sobre o próximo filme, Thor 2, muito menos ter gancho para o mesmo, vale a pena ter um pouco de paciência e esperar para conferir. Só posso dizer que é divertida e só encerra com chave de outro a surpreendente e épica aventura de Tony Stark e seu alter-ego Homem de Ferro. 

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário