sexta-feira, 7 de setembro de 2012

UM BELO EXEMPLO DE AMIZADE.

Baseada em fatos reais, comédia francesa surpreende e emociona.
 
Mesmo lançada no mesmo dia do aguardado por boa parte do grande público Os Mercenários 2, a comédia dramática francesa Intocáveis, foi o filme mais paparicado e recomendado pela crítica, que o tratou como o grande lançamento do fim de semana. Confeso que o filme não tinha me despertado o menor interesse, pois além das minhas preferências serem consideravelmente opostas à crítica e dos cinéfilos mais cabeça, não sou muito fã do cinema francês, provavelmente, pelo idioma afrescalhado que eu tanto detesto. Ainda bem que a curiosidade falou mais alto e fui conferi no começo da tarde de ontem, na sala 1 do Complexo Kinoplex Maceió esta produção francesa campeã de bilheteria, sendo o segundo maior sucesso da história do cinema francês, já que fui surpreendido com um filme realmente bom, ao mesmo tempo divertido e  emocionante.
 
Com um roteiro muito bem escrito, baseado em fatos reais, a trama gira em torno da improvável amizade entre um cara rico tetrapélgico e um pobretão encrenqueiro, sem papas na língua e nenhum bom senso. Tudo começa quando o milionário Phillipe (François Cluzet, excelente) está entrevistando candidatos para contratá-lo como seu assistente particular. Driss (Omar Sy, ótimo e hilário), um ex-presidiário desempregado, que só quer mesmo que Phillipe assine um documento que atesta que ele foi à entrevista de emprego e não foi contratado, a fim de garantir o seu seguro-desemprego. Para a sua surpresa e de todos os familiares e empregados do milionário, Driss é contratado para  a função, por experiência de duas semanas. O início é complicado, principalmente, pelo temperamento explosivo do rapaz e sua falta de experiência. Mas, aos poucos, dois homens vindos de classes sociais e  mundo totalmente opostos vão se aproximando, aprendendo um com o outro e fortalecendo um grande laço de amizade.
 
O ótimo roteiro ganha ainda mais força graças a ótima dupla de protagonistas, que além de ter ótima atuação, tem um excepcional entrosamento entre eles. Em tom leve, o filme é uma agradável surpresa, prendendo a nossa atenção, arrancando gargalhadas facéis e ao mesmo tempo que emociona. Intocáveis consegue a  proeza de ser um filme divertido, mesmo com um tema tão delicado, e ainda nos ensinando o valor da amizade. Ah, falando nisso, no começo dos créditos finais, aparecem os amigos reais, cuja a história este filme foi baseada. Sensível e ao mesmo tempo divertido, um filmaço que merece ser visto e revisto várias vezes. Nota 9,0.
 
Rick Pinheiro.
Cinéfilo.
 
 

2 comentários: