segunda-feira, 13 de agosto de 2012

RECORDAR É REVER: OLHO POR OLHO / O AJUSTE DE CONTAS.

Chuck Norris arrebenta sem barba, mas em ótima forma física.

Foram exatos dez anos, entre o inesquecível e histórico confronto com Bruce Lee em O Vôo do DragãoMcQuade - O Lobo Solitário, filme que deu a Chuck Norris o destaque para sua carreira de astro de ação oitentista, cosolidada pelas franquias made in Cannon Braddock e Comando Delta. Neste período, o atual fodástico indestrutível da culura pop da rede mundial de computadores estrelou meia dúzia de produções medíocres classes "C" , que valem a pena conferir apenas para conferimos o astro em plena forma física detornando a bandidagem com seus chutes letais. Deste período destaca-se Olho por Olho / O Ajuste de Contas de 1981. O título duplo se dar pelo fato do filme ter sido exibido na TV com a tradução literal do seu título original, mas, antes, quando foi lançado em VHS ter recebido o segundo título. Curiosamente, o filme é um daqueles que foi lançado pela Globo Vídeo, que pertence ao grupo da família Marinho, mas, exibido na rival emissora televisiva do patrão Silvio Santos.

Na trama deste filme que era  presença obrigatória na saudosa Sessão das Dez do SBT, Norris é Sean Kane, um policial de São Franscisco que após perder o seu parceiro, chuta o pau da barraca, se demite e passa a caçar os bandidos por contra própria, liderados pelo magnata . Sean fica ainda mais puto quando a bandidagem inventa de matar uma amiga sua, esposa do seu parceiro recém-falecido, fazendo com que o pai da moça, James Chan (Mako), se una a ele em sua saga vingativa. A dupla investiga, detorna a bandidagem que inclui policiais corruptos, chegando ao poderoso chefão da rede criminosa, o magnata da imprensa Morgan Canfield (o veteraníssimo e especialista em interpretar vilões, Christopher Lee).

Apesar das deficiências do roteiro e o nível tosco elevadíssimo, o filme consegue se superar graças ao enredo um pouquinho mais trabalhado que os  demais filmes que Norris havia feito até então, ótimas sequências de ação, com Norris no auge de sua forma física e uma divertida parceria com Mako, que rouba a cena como o personagem cômico da trama. Quem também rouba a cena é o saudoso gigantesco Professor Toru Tanaka, que dá muito trabalho ao personagem de Norris, fazendo com ele o melhor embate do filme. Curiosamente, os dois voltariam a se enfrentar em Braddock 2. Quem também posteriormente reenconntrou Norris foi diretor deste filme, que voltou a dirigi-lo, três anos depois, justamente no clássico McQuade. Em síntese, Olho por Olho / O Ajuste de Contas um clássico dos filmes de ação classe "C", que merece ser descoberto, principalmente, para conferi Norris em plena forma, dando golpes certeiros, mesmo que perceba-se, na maioria das cenas, que não machucam ninguém. Nota 6,5.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.
 
Mesmo sem a costumeira barba, Norris arrebenta em
excelente forma física.


Nenhum comentário:

Postar um comentário