domingo, 15 de julho de 2012

BRUCUTU DETORNANDO NO DOMINGÃO.

Típico filme de ação estrelado por Arnold Schwarzenegger foi prejudicado pelos atentados de 11 de setembro.


Presença frequente nos finais da noite de domingo, desde saudosos e bons tempos do Domingo Maior, o brucutu austríaco e atual ex-governador da Califórnia aparecerá hoje na sessão dominical da Rede Globo em  Efeito Colateral. Com um roteiro raso, típico de boa parte da filmografia do astro, que serve apenas mera desculpa para o brucutu detornar a bandidagem, na maioria das vezes de forma surreal, Schwarzenegger interpreta (força de expressão, obviamente) Gordon Brewer um bombeiro que perde sua esposa e filho de forma trágica num ataque terrorista de um grupo colombiano. Deprimido pelo luto, mas, putíssimo da vida, já que se trata de um filme estrelado pelo ex-Mister Universo, Gordon deixa a deprê de lado e parte com tudo para a vingança, viajando sozinho para a Colômbia, para acertar contas com o grupo terrorista, principalmente o seu tosco líder Claudio Perini, vulgo Lobo (Cliff Curtis). Mesmo perseguido pelo seu próprio governo, o cara não se intimida e segue com sua jornada vingativa.

Com um competente elenco de coadjuvantes formado por nomes com John Leguizamo, Elias  Koteas, John Turturro e Jane Lynch, e dirigido pelo especialista em filmes de ação Andrew Davis, que já havia dirigido os clássicos do gênero, classe B, Código do Silêncio (outra presença obrigatória nos bons tempos do Domingo Maior) com Chuck Norris e Nico- Acima da Lei, estreia nas telonas do mestre em Aikido e faixa-preta em mais quatro artes marciais, mas péssimo ator Steven Seagal, como também as superproduções A Força em Alerta, também com Seagal e, principalmente, o inesquecível e premiado O Fugitivo, com Harrison Ford e Tommy Lee Jones, Efeito Colateral é um bom filme de ação, repleto de ótimas sequências, que Davis conduz muito bem. Mesmo com Schwarzenegger não estando na mesma boa forma  e pique dos filmes oitentista, consegue segurar bem o protagonismo, com seu canastrismo habitual que, como de costume, não somente não prejudica o produto final, mas, consegue convencer os fãs do gênero, que não exigem muita atuação interpretativa e só quer ver os heróis detornando a bandidagem. Afinal, para fazer um brucutu que dar porrada para tudo que é lado, não é necessário um ato shakesperiano.

Em síntese, Efeito Colateral é filme típico de ação do astro que diverte sem exigir muito do espectador, que teve o terrível azar de ser um dos filmes prejudicados pelos atentados de 11 de setembro, já que estava programado para ser lançado semanas depois deste fatídico dia, obrigando o adiamento do seu lançamento em meses, numa tentativa inútil de fazer uma boa bilheteria. Não é o melhor filme do eterno Exterminador, mas, diverte tanto quanto os melhores filmes do astro. Nota 9,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

Bombeiro mandando fogo na bandidagem.

Minha família pela sua.
No meio da sua vingança pessoal, brucutu ainda arruma
um tempinho para tentar salvar a família do líder dos terroristas.

Schwarzenegger em cena com John Leguizamo e John Turturro.
Ótimos e hilários coadjuvantes tornam o filme mais divertido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário