quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

SAI OS INDICADOS AO OSCAR 2012.

Opinião/Especial Oscar 2012.
Sai os indicados ao Oscar 2012.

Ontem saiu a lista dos indicados ao Oscar de 2012. E mais uma vez, a Academia pouco acertou e cometeu mais injustiças para acrescentar a sua história, a começar na semana passada, quando deixaram de fora o nosso Tropa de Elite 2. Mas, as maiores delas vieram ontem, precisamente na categoria de Melhor Animação, fazendo o absurdo duplo de deixar de fora as animações Rio e As Aventuras de Tintim. Outro absurdo foram as indicações para O Espião Que Sabia Demais (comentado em: http://blogdorickpinheiro.blogspot.com/2012/01/espionagem-moda-antiga.html) e, principalmente, para o lixo Missão Madrinha de Casamento (em: http://blogdorickpinheiro.blogspot.com/2011/10/sessao-on-line-dupla.html) concorrerem como Melhor Roteiro, Adaptado e Original, respectivamente. Como eu disse nos meus comentários deixado no site Adoro Cinema, volto a repetir aqui: Vão a merda, membros da Academia!

Mas, como disse no início do parágrafo passado, como todos os anos, não somente de erros e injustiças vive a premiação cinematográfica mais badalada. Gostei e achei justa a indicação para Meia Noite em Paris (comentado em: http://blogdorickpinheiro.blogspot.com/2011/08/filme-cult-tambem-diverte.html ), como também as indicações nas categorias mais técnicas (Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição de Som e Melhor Efeitos Especiais), que como todos os anos, sempre são páreos duros, já que cada um dos indicados capricharam nestes quesitos, logo, merecidamente as indicações.

Não assistir A Dama de Ferro, mas pelos trailers que assistir, aposto que, como aconteceu no ano passado com Natalie Potman, a concorrência não terá vez e a estatueta careca irá para Meryl Streep. E olhe que Michelle Williams aparenta também está ótima, na pele da diva Marilyn Monroe em Sete Dias com Marilyn. Já na categoria de Melhor Ator, Gary Oldman mereceu a indicação, apesar de sua atuação não ser uma das melhores de sua carreira. Os demais concorrentes destas categorias irei comentando a medida que for assistindo os filmes.

Outra aposta no escuro, é que foram injustas as indicações para Terence Mallick e o seu A Árvore da Vida, o filme que mais dividiu a crítica e os cinéfilos no ano passado, e que tentarei assistir on line ainda esta semana. Particularmente, sempre tenho o pé atrás com o excêntrico diretor, já que o cara geralmente me decepciona   por reunir um elenco estrelar em filmes longos e entediantes, mas que a crítica e os cinéfilos de gosto mais refinado e apurado que o meu, amam (achei Além da Linha Vermelha uma merda sonífera.).

Por fim, não poderia deixar de comentar a única indicação brasileira, onde, finalmente, vamos concorrer com 50% de chances. Não pelo fato de ser brasileiro, mas é evidente que a música Real in Rio, é bem melhor que a melosa e brega canção Man or Muppet. Porém, pelo histórico de injustiças cometidas pelos membros da Academia, tudo leva crer que Sérgio Mendes e Carlinhos Brown terão que se conformar com a indicação, pois a estatueta vai mesmo para o filme que marca a volta dos simpáticos bonecos Muppets. Mas, vale a torcida, afinal, nunca tivemos uma chance tão grande de ver brasileiro trazendo para o nosso país a estatueta careca.


Como fiz no ano passado, farei o possível para assistir todos os filmes indicados a categoria principal, de Melhor Filme, comentar cada um e listar o meu raking.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo, já no clima pré-Oscar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário