quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

MAIS DO MESMO, UM POUCO MELHORADO.

Filmes.
Mais do mesmo, um pouco melhorado.

Como na vida, tem gente que aprende com os erros e evita cometê-los de novo, enquanto outros não aprendem e preferem ficar na mesma merda. O diretor Garry Marshall, que já dirigiu uma das melhores comédias românticas de todos os tempos, Uma Linda Mulher, e em 2010 reuniu um elenco estrelar para o chatinho Idas e Vindas do Amor, repete a mesma fórmula deste último em Noite de Ano Novo, comédia romântica que acabei de assistir aqui na internet. Mais um vez, ele reúne um elenco de astros e estrelas do primeiro time hollywoodiano como Robert De Niro, Hilary Swank, Halle Berry, Ashton Kutcher, Sarah Jéssica Parker, entre outros,  envolvidos em várias tramas paralelas, algumas interessantes, outras totalmente descartáveis, todas passadas em Nova York,  mudando apenas a data festiva (naquele filme a trama se passava no dia dos namorados).

Particularmente, fui supreendido já que o filme, ao contrário do seu antecessor, é divertido e prende a atenção, graças a um roteiro, desta vez um pouco mais bem elaborado e criativo, apesar de ter exageradas oito tramas, algumas bem desenvolvidas como a única dramática protagonizada por De Niro (disparado, a melhor atuação do filme) e Berry, e outras que só estão no filme para que o mesmo tenha 118 minutos, como na protagonizada por Sarah Jéssica Parker e na protagonizada por Kutcher (o pior ator do elenco, desta vez merecendo uma indicação ao Framboesa) e Lea Michele (estrela do chatísismo seriado televisivo Glee). A gatinha inclusive, junto com Jon Bon Jovi, solta à voz, algo que ambos sabem fazer melhor do que atuar.

Como no filme anterior e outros do gênero que reúne um elenco estrelar (como no caso do sonífero Simplesmente Amor),  o desperdiço de ótimos atores e atrizes é imenso, já que o número altíssimo de tramas no roteiro acabou prejudicando quase todo elenco, apesar de alguns  atores e atrizes se esforçarem ao máximo (e pouquíssimos obtendo êxito, diga-se de passagem) para tirar leite de pedras, em personagens e tramas consideravelmente inferiores aos seus respectivos talentos. Pelo menos o mico foi menor para aqueles que apenas fizeram minúsculas participações no filme como o caso dos ótimos John Lithgow, James Belushi e o eterno Ferris Bueller, Matthew Broderick.

Apesar das falhas no roteiro e de desperdiçar a maioria dos ótimos atores e atrizes que formam o seu elenco, o fato é Noite de Ano Novo supreende por ser um filme divertido e interessante, merecendo deste blogueiro a nota 7,0. Marshall pode não ter aprendido com o erro e até tê-lo repetido, mas é inegável que houve uma ligeira melhora. Particularmente, acho melhor parar por aqui, já que o ditado popular "se melhorar, estraga!", aplica-se perfeitamente neste caso.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário