quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

JACKIE CHAN ARREBENTANDO NA SESSÃO DA TARDE.

Filmes.
Jackie Chan arrebentando na Sessão da Tarde.

Cada vez mais raras de serem exibidas, as produções chinesas estreladas por Jackie Chan geralmente são bastantes divertidas, graças principalmente ao carisma do ator e as suas loucas peripécias, que mesmo perigossísmas, faz questão de dispensar dublê. Disparado, a maioria das suas produções em sua terra natal humilham boa parte de sua filmografia norte-americana e ainda figuram na lista dos seus melhores filmes. É o caso do divertidíssimo Arrebentando em Nova York, de 1995,  exibido pela Rede Globo, na última terça-feira, na Sessão da Tarde. A produção foi responsável pelo seu estouro um pouco tardio no mundo todo, inclusive por aqui, já que o astro vinha arrebentando nas bilheterias em sua terra natal, desde dos meados dos anos 70, onde inclusive, foi figurante em filmes do lendário e saudoso Bruce Lee. Mas, como diz o ditado popular, "Antes tarde do que nunca", né?

Na trama, Chan interpreta Keung, um chinês que vai aos Estados Unidos para o casamento do seu figuraça tio e acaba se envolvendo acidentalmente com uma tosca gangue e com perigosos bandidos que querem a todo custo diamantes valiosos escondidos na almofada velha de uma cadeira de rodas de um pirralho paralítico, seu vizinho. Em terras estrangeiras, o carinha terá que, literalmente, botar para arrebentar em cima da bandidagem para salvar o garotinh e sua irmã rebelde, a dona do supermercado que seu tio acabou de vender e, obviamente, a si próprio.

Não preciso dizer que o enredo é desculpa esfarrapada para Chan dar um show de carisma, tanto interpretativo como de artista marcial, distribuindo porrada para tudo que é lado em excepcionais coreografias e arriscando a sua própria vida em mirabolantes e perigossísmas sequências. Chan está em ótima forma, encarando, como de costume, todas as sequências de lutas e ação, e de quebra, ainda nos brinda com uma ótima atuação, nos arrancando risadas facéis.

Infelizmente, como é de costume, como se não bastasse a tosca dublagem, a Globo faz cortes grosseiros que tira todo prazer, até mesmo dos mais saudosistas, em conferir um excelente filme sumídissimo da programação a muito tempo. Mesmo assim, a exibição da última terça serve como incentivo para sairmos de casa e compramos o filme, seja original ou pirata, pois até este último encontramos o filme completinho, sem os cortes fajutos e grosseiros feitos pelas emissoras abertas, principalmente, pela emissora carioca. Arrebentando em Nova York é um filmaço divertidísismo, que figura entre os melhor dos melhores da filmografia de Chan e merece ser visto e revisto. Obrigatório para os fãs de artes marciais, em especial, do astro. Imperdível! Nota 9,8.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.
  
Chan arrebenta em Nova York e com a bandidagem.
Abaixo, trailer do filme.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário