quarta-feira, 30 de novembro de 2011

JET LI INTERPRETA OUTRO LENDÁRIO HERÓI CHINÊS.

Filmes.
Jet Li interpreta outro lendário herói chinês.

Sem sombra de dúvida, Jet Li é o ator chinês que mais deu vida aos heróis lendários do seu país. Um deles foi Fong Say Yuk, revolucionário que lutou com a dinastia Manchu, em dois filmes, ambos de 1993, produzidos e estrelados por Li e dirigidos por Cory Yuen, que usou o seu inegável talento de coreográfo de luta, também em filmes internacionais como Carga Explosiva e a trilogia Matrix.

Nos dois filmes, o lendário herói é retratado de forma bem humorada e ganhou força graça a ótima atuação de Li, que além de um excepcional lutador é um ótimo ator. Em A Saga de Um Herói (encontrado também com o título de A Última Luta), somos apresentados a Fong Say Yuk, um jovem até certo ponto irresponsável que se envolve com uma linda jovem, que na verdade é filha do homem mais rico da província que reside. A boa vida de um folgado do nosso figuraça herói acaba com a chegada do governador, um homem frio e calculista, que busca descobrir uma lista com os nomes dos membros da Irmandade da Flor Vermelha, organização patriota revolucionária que o pai de Fong faz parte, que busca derrubar do poder a dinastia Manchu.

Já em A Saga de Um Herói 2, Fong Say Yuk ingressa junto com sua esposa na Irmandade da Flor Vermelha, arruma um desafeto com outro membro (um carinha tão feio e tosco quanto o Tong Po da franquia Kickboxer), um sujeito claramente nada confiável, e encara sua primeira missão, tendo que pegar um caixa que contém um documento, que prova que o seu padrinho e líder da Irmandade é o irmão do verdadeiro imperador chinês. Para a sua missão ele não está sozinho, já que a sua figuraça mãe, tão boa lutadora quanto ele, vai visitá-lo, para levar uma sopinha e acaba se envolvendo também na trama, distribuindo porrada em família, para tudo que é lado. Como se isso não bastasse, o herói acaba envolvido num tosco, mas divertido triângulo amoroso, já que para pegar a tal caixa, o quase  atrapalhado herói terá que encarar uma linda jovem, filha do detentor da caixa.

Ambos os filmes têm um roteiro fraco e um pouco confuso, que se salva, graças as excelentes cenas de ação e ao carisma do elenco, principalmente, de Jet Li e de Josephine Siao, que interpreta a figuraça mãe do herói. Algo bastante comum nas produções chinesas que são  toscas pelos diálogos patéticos e os  exageros mostrados de heróis e vilões praticamente voando e fazendo outras coisas surreais nas sequências de lutas. Mesmo assim, o gênero agrada e tem um legião de fãs espalhados pelo mundo, inclusive este cinéfilo blogueiro. Os dois filmes podem ser conferidos na telinha do SBT, onde de vez em quando são exibidos.  

Mesmo sendo produzidos ao mesmo tempo, o primeiro A Saga de Um Herói é superior a sua continuação, com as sequências de ação mais empolgantes e um roteiro um pouco mais bem elaborado. No geral, ambos os filmes não fogem do rótulo de "tosco", porque de fato o são (repito: algo comum em produções chinesas de artes marciais, nada pejorativo, muito menos que prejudique o produto final), mas divertem e empolgam, principalmente os fãs do gênero. 

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário