quarta-feira, 23 de novembro de 2011

DURÕES PARA A PIRRALHADA VER.

Filmes.
Durões para a pirralhada ver.

Na mesma segunda-feira em que a Rede Globo tirou do porão a divertida comédia Mudança de Hábito, estreiou na programação da emissora carioca o bobinho Missão Quase Impossível, estrelado pelo impagável Jackie Chan, que interpreta um agente secreto, que após se aposentar, tenta ter uma vida comum, com direito até para namorar. Num destes imprevistos clichês, a namorada precisa viajar e ele se oferece para cuidar dos seus filhos, três adoráveis pestinhas que, como sempre ocorre, não irão dar mole para ele no começo, mas depois acabam conquistados pelo namorado da mãe. Neste meio tempo, por causa de um dowload involuntário feito por um dos pirralhos, um grupo de toscos e figuraças vilões estrangeiros, pintaram na área para complicar ainda mais a vida do coitado quase ex-espião.


O filme até que tem seus momentos divertidos, graças a um roteiro razoável, mesmo repleto de clichês e ao carisma e uma ótima química entre Chan e as  crianças, que estão bem a vontade em seus personagens. Mas, ao meu ver, não é um filme à altura do talento de Chan, que, como na maioria dos seus filmes hollywoodianos fora das franquias A Hora do Rush e Bater ou Correr, é mal aproveitado, sendo reduzido a um palhaço bobo e acobrático, pagando um micaço, em mais um desperdiço total dos seus inegáveis talentos. Missão Quase Impossível pode não ser o pior filme do astro, muito menos o melhor, mas é uma comédia bobinha descartável que arranca algumas risadas e diverte. Um filme família que como todos os outros é descompromissado. Logo, merece ser conferido junto com a pirralhada.

Jackie detornando Justin Bieber?
Parece, mas infelizmente, não é.

Chamada do filme quando exibido no Telecine.

  
Curiosamente, Chan não é o primeiro durão do cinema a encarar a pirralhada em cena, num filme voltado para toda família. A lista é grande (sem falar nas animações dubladas por eles, que já renderiam outra extensa lista, que prometo em breve fazer), portanto, vou citar apenas alguns que me vem a memória enquanto escrevo estes comentários. O primeiro durão que me lembro a encarar a pirralhada foi o ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger, que em 1990 estrelou o divertido Um Tira no Jardim de Infância, onde ele interpretar o policial John Kimbley, que mesmo sem jeito nenhum com criança é obrigado a trabalhar disfarçado como professor do maternal, a fim de pegar o pai de um dos pirralhos, um perigoso traficante, interpretado por Richard Tyson (o durão do exepcional clássico oitentista Te Pego Lá Fora). O ótimo roteiro rende um filme engraçado que ganha força graças a Schwarzenegger que está impagável como o policial que encarar o mais estressante desafio da sua vida profissional. Com ótimas interpretações, disparado é um dos melhores filmes onde um durão encara a pirralhada, como também da ótima filmografia do astro. Mais um divertido e engraçadísismo filme que, infelizmente, sofre pegando poeira nos porões das emissoras, por causa do descaso dos programadores nacionais.


Quem também encarou um filme feito e estrelado pela pirralhada foi Sylvester Stallone, rival de Schwarzenegger nas telonas nos saudosos anos 80, que em 2003 atuou em Pequenos Espiões 3D: Game Over, do talentoso diretor Robert Rodriguez. No terceiro filme da divertida franquia infanto-juvenil criada por Rodriguez, que já tinha colocado Antônio Banderas para encarar a pirralhada, Stallone faz o tosco vilão Toymaker, criador de games que deseja através deles dominar o mundo através das crianças. Mesmo sendo um bom filme, com um bom roteiro, impressionantes efeitos especiais e as várias façetas do personagem do seu personagem, é inegável que o eterno Rambo e Rocky Balboa, pagou um micaço neste divertido filme família. Destaque também para a curiosa e pequena, mas hilária participação de George Clooney, como o presidente dos Estados Unidos.



Outro durão das antigas que encarou a pirralhada em um filme feito para elas foi Bruce Wills, na comédia da Disney Duas Vidas onde ele interpreta um insensível agente de celebridades que de forma inexplicável se encontra com ele mesmo aos oito anos de idade. O filme tem os seus momentos divertidos, mesmo tendo um roteiro tosco e vários momentos clichês de dramalhões, principalmente na relação romântica entre o personagem de Wills e sua assistente e na reflexão e mudança de sua própria vida, do personagem central. Mesmo com todos estes defeitos, o resultado final é acima do esperado e chega a divertir. Apesar de bobinho e sem lógica, merece  ser conferido.



Os durões atuais também encararam a pirralhada em filmes feitos principalmente para  elas. Vin Diesel supreendeu, se dando muito bem na divertida comédia Operação Babá, também da Disney, onde ele interpreta um agente durão que se disfarça de babá dos filhos pirralhos (evidentemente, pestinhas) de um cientista do governo desaparecido. O filme é uma divertida comédia e Diesel, que geralmente está no piloto automático, se solta e está bem a vontade como o personagem. Junto com o filme de Schwarzenegger, Operação Babá é um dos melhores filmes infantis, estrelado por um durão das telonas.



Outro que se deu bem com filmes para a pirralhada foi o o eterno The Rock, Dwayne Johnson, que atuou em Treinando o Papai e O Fada do Dente. Destes, assistir apenas o primeiro, uma comédia da Disney onde ele interpreta um irresponsável solteirão, jogador estrelar do milionário futebol americano, que é supreendido pela visita de uma filha de sete anos que ele sequer sabia da existência. O relacionamento incialmente é complicadíssimo, mas aos poucos, a garotinha vai conquistando o coração do grandalhão e, como na maioria dos filmes que tratam do tema, mudando seu modo de pensar e viver a vida. O filme é uma divertida comédia e The Rock está bem à vontade no personagem, aparentemente se divertindo tanto quanto nos diverte, e tendo um química perfeita com a taletosa Madinson Pettis, que interpreta a pirralha. Junto com os já citados filmes de Schwarzenegger e Diesel, Treinando o Papai também é um dos melhores filmes infantis, estrelados por um durão das telonas.



Não tão durão assim, mas que também já atuou tanto em filmes de ação como em comédias infantis é Ice Cube. Destaque para Querem Acabar Comigo, de 2005, onde ele interpreta Nick, um carinha malandrão que mesmo detestando criança, para fazer a média com sua nova paixão, se oferece para levar os dois filhos pestinhas ao encontro da moça que está trabalhando em Vancouver, na véspera do ano novo. Evidente que a  ideia não dar certo, gerando várias situações hilárias protagonizadas por Nick e o casal de pirralhos, numa viagem muito louca. Apesar de todos os clichês do gênero, o filme é uma divertida comédia com ótimas atuações do trio de protagonistas. Cube está bem a vontade e com a química perfeita com os coleguinhas de cena,  neste que para mim é o melhor filme da sua carrreira. Em síntese, uma divertida e imperdível comédia para toda família.



Curiosamente, o filme ganhou uma continuação, dois anos depois, Uma Casa de Pernas Pro Ar, com o mesmo elenco, onde as situações desastrosas não ocorrem na estrada, mas no aconchego do novo lar, adquirdo pela nova família. Apesar de ser uma continuação inferior ao original, o filme é divertido e também arranca gargalhadas sem muito esforço. Diversão descompromissada garantida. Assim como o seu antecessor, por serem produções recentes (leia-se do nosso século XXI), ainda dão às caras com frequência nas  telinhas, tanto nas emissoras fechadas como também na aberta, neste caso, ambos são exibidos pela Rede Globo nas suas sessões de cinema vespertinas Sessão da Tarde e Temperatura Máxima. Portanto, junte a pirralhada na sala e divirta-se.



Por fim, encerro esta pequena lista de filmes infantis estrelados por durões, com o mais durão e logo o mais improvável de vermos em filmes deste tipo. Falo de ninguém menos que ele, o indestrutível Chuck Norris, que além das várias lendas que povoam a internet, tem também, até agora, o recorde de ter o maior número de filmes infantis estrelado por um durão das telonas. A começar por Unidos Para Vencer, de 1992, onde ele interpreta pela primeira vez ele mesmo,  que vem ao auxílio de um fã sonhador (o saudoso Jonanthan Brandis, do clássico infantil oitentista A História Sem Fim), que irá disputar um torneio de caratê, numa trama que é uma imitação descarada do original Karate Kid. Apesar da clara imitação, o filme é muito divertido e mesmo fugindo do habitual de sua filmografia, figura entre os melhores filmes de Norris. Um clássico da Sessão da Tarde, que infelizmente, anda sumido das programações das emissoras abertas e por assinatura.



Três anos depois, foi a vez de Norris fazer o típico filme família estrelado por cachorro em Top Dog - Uma Dupla Animal, onde Norris faz um policial que é obrigado por seus superiores a ter como novo parceiro um cachorro que além de bonitinho é muito esperto. Apesar da trama ser um pouco pesada para a pirralhada, já que envolve assassinatos e crimes, o filme diverte graças a parceria incomum entre Norris e o cachorro (algumas línguas maldosas dizem que este é melhor ator que Norris. rss...). Outro divetido clássico da Sessão da Tarde, totalmente ignorado pelas emissoras abertas e por assinaturas.


Um ano depois, Norris estrelou o horrendo filme ecológico (outro tema frequente em filmes do gênero) O Defensor, onde ele interpreta o misterioso Bill, tido por muitos como um espírito da floresta com força de um urso e esperteza de uma águia, que junto com um grupo de pirralhos, defende o local contra a ação de malvados e toscos vilões. Filme tosco, com roteiro fraquissimo, onde Norris está no ápice de sua canastrice, pagando micaço com um visual patético, que reflete perfeitamente este filme horrendo. O mais fraco filme infantil não somente de Norris, mas também estrelado por um durão do cinema.


Seja dando um show e nos divertindo ou pagando micaços em suas carreiras, o fato é que os durões do cinema, até como uma jogada de marketing para tentarem provar que são mais do que distribuidores de porrada mas bons atores, continuarão se aventurando em filmes diferentes do habitual de suas respectivas carreiras, em especial os voltados para toda família, tentando assim conquistar também o público infantil.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário