segunda-feira, 26 de setembro de 2011

FRANQUIA REQUENTADA.

Filmes.
Franquia  requentada.

Apesar do que alguns possa pensar, não há erro no título desta postagem (requentada e não requintada, como alguém possa pensar). O fato é que os filmes da franquia Premonição, cujo o quinto filme estreiou no último fim de semana nas telonas, são todos com o mesmo enredo, mudando apenas os personagens, sempre interpretados por rostos desconhecidos que depois de estrelarem um filme da franquia, tomaram chá de sumiço (exceção a esta regra apenas o impagável Sean William Scott, o eterno Stifler dos três primeiros American Pie, que atuou no primeiro Premonição) e a forma cada vez mais surreal de como se ferram. Sem perder tempo vamos aos comentários desta que, na minha opinião, é uma da melhores franquias do gênero terror.

Quando Premonição foi lançado em 2000, deu uma alavancada ao gênero do terror, bastante desgastado desde do final dos anos 80. Afinal, o filme trouxe a inovação de colocar a própria morte, causa provocada pelos vilões Freddy Krueger, Jason, Michael Myers, entre outros, alçada ao posto de vilã. Com esta premissa original e um ótimo roteiro, o filme traz um grupo de estudantes e professores que partem desta para melhor, logo que o vôo 180 para Paris decola. Mas antes da tragédia, o jovem Alex (Devon Sawa, o protagonista mais convicente de toda franquia) tem uma  premonição da mesma e graças ao seu ataque de pânico, ele e alguns passageiros são postos para fora do avião. Com seu plano adiado, a  morte parte atrás daqueles sobreviventes, ferrando um por um.

Premonição é disparado o melhor filme de toda franquia, com suspense na medida certa, interpretações convicentes. Um dos melhores filmes de terror e bastante acima da média dos demais, já que não é apenas podreira, mas tem conteúdo.O o primeiro filme da franquia envolve, prende atenção do começo ao fim e, evidente, causa alguns sustos. Um filmaço para ser visto e revisto várias vezes.

Evidente que com o enorme sucesso do filmaço original os produtores sacaram que tinham em mãos uma franquia bastante lucrativa. O problema é que manterem praticamente o mesmo roteiro do primeiro filme por mais três vezes (ainda não assistir o úlitimo filme, mas estou prevendo - com perdão do trocadilho - que aumentará para quarto vezes), e como já comentei no início desta postagem, mudando apenas os personagens e a forma cada vez mais surreal que partem desta para uma melhor.



Em 2003, Premonição 2 chegou aos cinema, trazendo Kiberly Corman (A.J. Cook), como a jovem que tem a premonição de um gravíssimo acidente (a sequência de morte inicial mais eletrizante e assustadora, até agora, de toda franquia) numa rodovia, salvando a si e algumas outras pessoas que trafegavam por lá, antes da tragédia. Lá vai a morte de novo correr atrás destes sobreviventes, para levá-los a terra do pé junto.

Com um enredo envolvente e empolgante, e intepretações razoáveis, Premonição 2 consegue ser tão bom quanto o primeiro, sendo até agora, o segundo melhor filme de toda franquia, apesar de não trazer nenhuma novidade em comparação aquele. Mesmo sendo tão previsível, o filme consegue arrancar alguns sustos e divertir. Em síntese, um raro caso de continuação que faz jus ao original.



Com o sucesso do segundo filme, a franquia só estava começando. Três anos depois, foi a vez de Premonição 3 chega as telonas, desta vez trazendo a jovem Wendy (Mary Elizabeth Winstead) que após ter uma premonição de um acidente fatal numa montanha russa, tem um ataque de pânico, é expulsa do brinquedo, levando consigo outros que nada tem a ver com sua histéria. E o resto, não preciso comentar.

Premonição 3 segue a regra dos terceiros filmes serem os mais fracos de uma  franquia, sendo o último a mencionar, mesmo timidamente, os fatos ocorridos nos filmes anteriores. Novidade mesmo é que a partir deste filme, a franquia tem filmes um pouco mais curtos, que vão direto ao ponto (no caso, mortes surreais),onde todos, sem exceção, não escapam de partir desta para uma melhor, deixando de lado o tal plano da morte, tão discutido nos dois primeiros.. Mesmo sendo o mais fraco da franquia, Premonição 3 é um filme razoável e empolga moderadamente.



Seguindo à risca do filmes anteriores, Premonição 4 chegou as telonas em 2009, estreando a franquia no formato 3-D. Os meus comentários sobre este filme você encontra em: http://blogdorickpinheiro.blogspot.com/2011/07/sustos-em-dose-dupla-numa-noite-de.html.




Apesar de cada filme ser praticamente uma refilmagem do original, é inegável que a franquia Premonição é uma das mais assustadoras da história do cinema, graças aos ótimos efeitos especiais e, principalmente, por ter a inevitável morte como vilã. Por mais que algumas cenas beirem ao besteirol de tão ridicularmente absurdas que são, não deixa de ser assustador a ideia que a morte pode ocorrer em lugares e situações tão comuns como numa decolagem de avião, numa rodovia, numa ida ao dentista, num parque de diversão, numa oficina mecânica, numa piscina, etc. Em síntese, para os fãs do gênero, que amam levar bons sustos, a franquia Premonição é uma das melhores. Mesmo com uma vilã tão real, a franquia diverte, pelos absurdos e exageros. A história é a mesma, e os sustos também. Diversão descompromissada imperdível.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário