quarta-feira, 31 de agosto de 2011

UM EMOCIONANTE FILME DE FUTEBOL AMERICANO.

Filmes.
Um emocionante filme de futebol americano.

Na madrugada de hoje assistir no canal fechado TNT, um comovente drama esportivo que me supreendeu e que ainda não tinha assistido: Somos Marshall dirigido por McG e estrelado pela dupla de Matthew, McConaughey e Fox (o Dr. Jack da extinta série televisiva Lost).

O filme conta a história real de superação, protagonizada por um time de futebol americano de uma Universidade norte-americana, após o trágico acidente de avião, ocorrido em 1970, que vitimou todo jovem time, a comissão técnica e alguns patrocinadores. A pequena cidade fica totalmente abalada com a tragédia, que vitimou sus familiares. O conselho acadêmico pensa em extinguir para sempre o esporte, até que um ousado e nada convencional treinador, oferece-se para formar um novo time, tendo o grande desafio de fazer não somente a Universidade, mas uma cidade inteira, superar a trágica morte de seus entes queridos.

Particularmente, não gosto muito de filme sobre esportes típicamente estadunidense, abrindo exceção apenas para o ótimo filme protestante Desafiando os Gigantes, o eletrizante Duelo de Titãs e este drama que assistir ontem pela primeira vez. Somos Marshall  é um excelente drama, envolvente e emocionante, com um ótimo roteiro, que prende a atenção do início ao fim, e que arranca algumas lágrimas.

McG, ex-diretor de videoclipes, que também dirigiu os dois filmes das As Panteras, supreende dando destaque maior as interpretações. É notável que o diretor deu um foco especial as interpretações, contrariando o seu histórico de super-valorização do visual, apesar que o estilo típico do diretor aparecer na dosagem certa, principalmente no início dos créditos finais, onde aparecem cenas e imagens reais dos verdadeiros Marshall do começo dos anos 70. Apesar de, infelizmente, assistir na versão dublada, arrisco em dizer que Matthew McConaughey supreende, provavelmente na melhor perfomance de sua carreira. Seu xará Matthew Fox é presenteado com o personagem mais rico de emoções, mas, não posso opinar sobre sua interpretação, devido a dublagem. Mais sem sombra de dúvida que é  o melhor  filme tanto dos Matthew quanto do diretor McG.

Em síntese, Somos Marshall, mais que um filme sobre um dos esportes mais popular dos Estados Unidos e ignorado por nós brasileiros, é  um excepcional drama que ensina que tudo nesta vida é superado, até mesmo um luto coletivo. Cativante, envolvente e emocionante, um filmaço imperdível e obrigatório para se ter em casa, mesmo para aqueles que não são cinéfilos e/ou gostem de filmes sobre futebol americano.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário