quarta-feira, 13 de outubro de 2010

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA EM FILMES.

Para aqueles que, assim como eu, curtem cinema, algumas sugestões de filmes sobre as aparições de Nossa Senhora em Fátima.


O Milagre de Fátima (1952), como a maioria dos filmes hollywoodianos da época que narravam fatos religiosos, não é totalmente fiel (a pastorinha Lúcia, por exemplo, é interpretada por uma adolescente, mas na época das aparições, a verdadeira Lúcia tinha 10 anos de idade), aumenta na dramaticidade beirando a canastrice mexicana e cria personagens secundários. Mas nada que atrapalhe o brilho deste filme já que os principais fatos estão lá. É um filme tocante, emocionante e divertido. Sou suspeito para falar deste filme, pois graças a ele, é que ainda criança tornei-me um apaixonado pela história ocorrida em Fátima. Nos meados dos anos 80, este filme era presença obrigatória na Sessão da Tarde da Rede Globo. No final dos anos 90, foi exibido, sempre nos dias 13 de Maio e de Outubro, na extinta sessão (por enquanto, pois sempre o patrão Silvio Santos traz de volta a programação) Cinema em Casa do SBT. Infelizmente, no momento este  filme está pegando poeira num porão de alguma emissora. Que eu saiba, não foi lançado em DVD ofiicialmente. Mas pode ser baixado em site especializados e se procurar bem, até ser encontrado em banca pirata. Filmaço. Um clássico imperdível e emocionante. Nota 10,0.


Mais recente, em 1997, a emissora italiana Rai, produziu o filme Fátima, estrelado pelo ótimo ator português  Joaquim de Almeida, figurinha fácil em filmes e seriados norte-americanos. Neste fillme, ele interpreta um jornalista que irá cobrir os fatos ocorridos em Fátima. Este filme belíssimo, com excelentes interpretações e lindas locações, é fidelíssimo aos fatos, e já foi lançado em DVD pelas Paulinas. Obrigatório para quem quer conhecer a história ocorrida em Fátima. Nota 10,0.


Fazendo pesquisa de imagens para esta postagem, descobri que exatamente a um ano foi lançado em Portugal e nos Estados Unidos, o filme britânico O 13º Dia: Um Milagre em Fátima. Ainda não assistir e não tenho conhecimento se já foi lançado em DVD aqui no Brasil. Pelo trailer, muito bem elaborado, parece que este filme também é fiel aos fatos, apesar das crianças que interpretam os pastorinhos  serem acima da idade dos verdadeiros (a atriz Ana Sofia, que intepreta Jacinta tinha 13 anos de idade na época da filme. Já  a verdadeira Jacinta faleceu pouco antes de completar 10 anos de idade). Para dar mais veracidade aos fatos, apesar de ser um filme britânico, as crianças que interpretam os pastorinhos são portuguesas e  o filme é em preto-e-branco, e somente nas cenas das aparições são em cores.  Excelente e criativa ideia dos diretores. Pelo trailer, promete ser um filmaço, com uma envolvente trilha sonora. Estou ansioso para assisti-lo. Confiram abaixo o trailer e saberão porque me empolguei tanto.



Rick Pinheiro.
Téologo e cinéfilo.

2 comentários:

  1. Ola Querido (a) Administrador (a) do Blog Do Rick Pinheiro Eu Sou Boanerges, Quero Lhe Dizer que Seu Site Fora Citado Em Fonte no Nosso Site Na Seguinte URL http://www.assistirvideosonline.com/2012/01/assistir-filme-o-milagre-de-fatima.html
    Desde já Somos Agradecidos.

    Grato Equipe De Postadores.

    ResponderExcluir
  2. Nós é que agradecemos e estamos muito felizes e honrados pela citação. Deus abençoe a todos vcs!!! Voltem sempre!!!

    Rick Pinheiro.

    ResponderExcluir