quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A ÚNICA NOVIDADE É O 3D.

Mudando radicalmente de assunto, vamos falar de cinema.

Pois é galera, vida de cinéfilo não é fácil mesmo. Mesmo com um filme sendo exibido num cinema a cinco minutos de casa, fui assisti-lo no outro lado da cidade,  na última sessão, e rezando para não perder o último busão. Tudo isso para conferir em versão legendada e no formato 3D Resident Evil 4: Recomeço, quinto filme, baseado no famoso game homônimo (em 2008 foi lançada uma animação, fora da série oficial).

Particularmente não sou um grande fã da série, apesar de achá-los bons filmes, com muita ação, efeitos especiais bacanas e um roteiro  que mistura zumbis, coorporação criminosa e sobreviventes desta epidemia de zumbi, tudo isso recheado com muita ação e cenas mirabolantes. O primeiro filme, Resident Evil: O Hóspede Maldito até consegue ser  superior aos demais, que mantêm os mesmos elementos e enredo, sem muitas novidades.

Todos os filmes, exceto o desenho feito em paralelo com a quadrilogia original, contam com a fraca atriz Milla Jovovich, que fez a desgraça de matar pela segunda vez a Santa Joana D'Arc, numa péssima e ridícula interpretação repleta de caretas e olhos arregalhados, na super-produção tosca Joana D'Arc do diretor francês Luc Bensson, ex-marido de Milla, logo após o fim desta tosca produção. Apesar desta falta de talento, Milla está, até agora, segurando bem o personagem Alice na quadrilogia (até agora) Resident Evil. Vai ver que é pelo mesmo ser de poucas palavras e mais ação, um tipo de personagem que não exige talento dramático para interpretá-lo. Que o diga Steven Seagal (o das antigas e não o atual gorducho) e cia.

A trama é a de sempre. Desta vez, Alice perde os seus super-poderes (algo que pouco apareceu nos outros filmes) após invadir a sede japonesa da maléfica empresa Umbrella, a responsável pelo vazamento do tal vírus que matam as pessoas, mas não avisam a elas, já que as mesmas tornam zumbis tão esfomeados por carne como os meus irmãos-amigos Paulo Avatar Carioca e Eudes por todo tipo de comida. Logo após está jornada até tal empresa, numa sequência inicial com muita ação e vários clones de Alice (herança do último filme) totalmente destruídos junto com a sede da empresa, Alice encontra uma sobrevivente do filme anterior e juntas saem de avião vagando pela terra, até que em Hollywood encontram um pequeno grupo de sobreviventes num presídio abandonado e arrodeados de zumbis esfomeados. Mesmo sem inteligência nenhuma, como a maioria dos eleitores da Dilma e dos candidatos taturamas, os zumbis conseguem invadir a fortaleza inviolável, isso tudo recheado com muitas cenas de ação mirabolantes, que fazem a gente vibrar.

Igualmente aos outros três filmes anteriores, até mesmo na homenagem aos clássicos da ficção (se no último filme, temos uma homenagem clara a trilogia Mad Max, que lançou Mel Gibson, e a Os Pásssaros de Hithchock, desta vez o homenageado é o clássico moderno Matrix, com direito a cenas que mostram a trajetória da bala, paradinhas no ar e o visual do vilão idêntico ao do Agente Smith). A grande novidade deste novo filme, sem dúvida alguma, é que foi todo realizado em 3D, o que ficou perfeito nas cenas de ação, tornando-o, junto com Shrek Para Sempre, o melhor filme que eu assistir neste formato. Isso tem uma explicação: ambos, foram totalmente filmados neste formato, ao contrário de filmes como Alice no País da Maravilha e Fúria de Titãs, que foram filmados no formato convencional e os efeitos 3D foram inseridos em seguida, uma doideira dos produtores apenas por um trocado a mais nas bilheterias. O resultado é nitidamente visto na tela.

 
 Fora isso, Resident Evil 4, nada tem a acrescentar a série. A não ser  o recomeço da série, que nunca sequer com a tecnologia 3D, já que o final deste filme, como ocorreu com os outros da série, foi uma declaração oficial que haverá continuação. E que venham mais! De preferência em 3D. Nota 7,5.
Rick Pinheiro.
Cinéfilo.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário