sábado, 18 de setembro de 2010

PEQUENO, ACONCHEGANTE E NOSTÁLGICO.


Esta é a minha definição sobre o Cine SESI, sala localizada no Centro Cultural SESI, na Pajuçara. Depois de alguns anos em atividade, finalmente eu puder conferi-lo na noite da última quinta-feira, onde fui assistir o novo (ao menos no Brasil. Mais detalhes na próxima postagem), filme do diretor Quentin Tarantino.

Foi a primeira vez (após a reforma de alguns anos atrás), que eu fui a este cinema. O Cine SESI tem um diferencial na sua programação pois exibe filmes de arte, curtas, europeus, brasileiros e até mesmo o cinema local alagoano, pouquíssimo conhecido por nós. Enfim, é uma sala cult. Como eu sou povão e curto o cinemão comercial, somente agora que eu fiz a minha primeira visita lá.

Ao chegar no Centro Cultural, minutos antes da sessão, um susto: uma fila imensa e todos com ingresso na mão. A princípio pensei que tinha lotada a lotação do cinema. Mas chegando a bilheteria, fui informado que aquela fila é para o teatro.

Começo opinando sobre a sala, me referindo aos funcionários que são bastante acolhedores e simpáticos, não ficando atrás de nenhuma das duas redes da nossa capital alagoana. Bastante educados e gentis, me sentir em casa, mesmo indo a primeira vez aquela sala.

No lado de fora, no local onde ficavam, nos extintos Cine Pajuçara e Cine Art Pajuçara, os cartazes dos próximos lançamentos, hoje somos brindados com exposições de quadros. O Hall de entrada é bastante acolhedor com confortáveis poltronas, com pinturas na parede de fotos de artistas renomados e cartazes de clássicos filmes e peças.

Na boboniere, me sentir de volta no tempo. Acostumado com a pipoca sendo servida em pacotes com a logomarca das grandes empresas, no Cine Sesi a mesma é servida em pacotes simples brancos, daqueles que os pipoqueiros compram no Mercado da Produção. Como se isso não fosse nostálgico demais, ouço a pergunta da simpática e acolhedora funcionária que a décadas eu não ouço quando vou ao cinema: "O senhor quer manteiga na pipoca?".  Outro ponto positivo é que, ao ao contrário das grandes empresas que optam entre refrigerantes da Coca-cola (Severiano Ribeiro) ou Antartica (Centerplex), no Cine Sesi, são oferecidos as duas marcas, em latas, e não naquelas máquinas instantâneas. Ah, o preço é ótimo. Para vocês terem ideias, com apenas R$ 8,00, eu comprei os obrigatórios saco de pipoca grande e Coca-cola. Nos demais cinemas da capital eu pago R$ 11,00 (Severiano Ribeiro) e R$ 14,00 (Centerplex, mas o refrigerante é Pepsi e a pipoca tem direito a uma recarga).

A sala de exibição é espaçosa, mas em comparação aos outros cinemas de Maceió é pequena. Porém, é aconchegante e moderna. O som é excelente, na altura média, o que é exigido para a saúde auditiva dos telespectadores. As cadeiras são as mesmas aconchegantes de qualquer cinema, algumas colocadas em locais inéditos, mostrando que os idealizadores da sala souberam aproveitar muito bem cada espaço. E embaixo da tela, um pequeno palco, que sempre é utilizado para algumas exibições, onde o público tem contato ao vivo com os diretores e artistas das obras.

Outro ponto positivo é sem dúvida a programação do Centro Cultural, unindo muitas vezes cinema, teatro, música, entre outros. Já é sucesso em nossa capital, as sessões corujões que em eventuais fins de semana, durante a madrugada, exibem filmes, intercalados com apresentações teatrais e musicais. O próximo evento será  24h de Cultura,  nos  dias 24 e 25 deste mês, e como o titulo já diz, será um evento cultural com cinema, teatro, dança, artes plásticas, tudo isso initerruptos por um dia inteiro, iniciando às 22:30 de sexta, encerrando no mesmo horário de sábado. Mais informações desta evento e de outras programações do Centro Cultural SESI, acessem: http://www.centroculturalsesi.com.br/ .

O único ponto negativo do Cine Sesi, na minha opinião, é ser apenas uma sala, algo que a direção brilhantemente se esforça, exibindo até mesmo quatro filmes por dia. Apesar do esforço exemplar diante da dificuldade de ser apenas uma única sala, este fato pode espantar expectadores como eu, que dependem do velho busão para se deslocar. O filme que eu assistir, está sendo exibido na última sessão, das  21 horas, e termina por volta das 23 horas. Na quinta mesmo, tive a bênção de Deus que antes de chegar ao ponto, passar um ônibus, e fui mais agraciado, por este faze a linha Salvador Lyra -Iguatemi, que me deixa bem pertinho de casa.

Mas este ponto negativo não influencia em nada a nota 10, que eu dou ao Cine SESI. (Veja as minhas opiniões sobre as outras salas de cinema em nossa capital, na postagem:  http://blogdorickpinheiro.blogspot.com/2010/05/duelo-de-cinemas.html ). De fato a programação diferenciada do Centro Cultural SESI se sobressai em nossa capital. A direção do Centro Cultural SESI, como também todos os funcionários estão de parabéns e com tudo que foi exposto aqui, mostram que não precisa pertencer a um grande rede de cinema, nem oferecer apenas programação do cinemão, para presentear o público alagoano e quem nos visita com uma programação cultural bastante recheada e de excelente qualidade e gosto.

Que Deus continue dando forças a cada um dos que fazem o Centrol Cultural SESI, a continuaram movimentando a tão parada e desvalorizada cultura alagoana.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo e feliz pela existência do Centro Cultural SESI, na minha querida Maceió.

Nenhum comentário:

Postar um comentário